quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
2013 seguimos sendo uma Igreja com propósitos primeira e segunda parte
2013 seguimos sendo uma Igreja com propósitos
“...Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração...” (At.11:23 NVI)
Estamos chegando ao termino do ano de 2012, vencemos, muitas lutas, infelizmente alguns irmãos ficaram pelo caminho, vitimados pelo pecado, desanimo, enfermidades, etc... mais o certo é que nós estamos aqui, com o OIKOS alcançamos uma marca histórica e inédita em cultos nos lares, conversões e batismos nas águas em Nome de Jesus Cristo, com a REVO - CRISTO, descobriu-se evangelistas natos, que nunca mediram esforços para estar atendendo no hospital e mesmo nas visitas, com o departamento de PRIMICIAS, iniciado neste final de ano, já conseguimos abençoar diversos lares com alimentos, com o PROJETO BUS DE EVANGELISMO, conseguimos trazer uma infinidade de pessoas para ouvir a palavra de Deus, com o CLUBE DA BÍBLIA, estamos desenvolvendo o habito saudável da leitura Bíblica em nossa Igreja, assim que, não ficamos inertes frente as crises econômicas, crises de saúde, desemprego, fomos neste ano uma Igreja engajada no trabalho e serviço a Deus, mais por fim chegamos no final do ano, vem as festas, vem os passeios e parece ser que tudo terminou relativamente mal, pois aqui estamos, hoje, em um numero extremamente reduzidos, onde estão os cavaleiros do apocalipse iminente? Todos de férias descansando, será que o inimigo de nossas almas descansa assim também?
Somos um povo de propósitos definidos e para este ano da função e 2013, não será diferente, seguiremos saqueando o inferno seguiremos sendo mais que vencedores.
1 – A Igreja corre com um proposito:
Ao olharmos todo o contexto definido aqui em atos 11, vemos que Barnabé não pode deixar de crer que Deus estava genuinamente trabalhando pelo povo de Antioquia, Lucas nos faz ver por diversas ocasiões que esta preciosa cidade desfrutava de uma alegria contagiante, o apelido de Barnabé era FILHO DA CONSOLAÇÃO, pois coincidia exatamente com sua função na Igreja, pois ele consola os demais irmãos (At.4:36; 14:22)
Barnabé foi um ministro que corria sempre com um proposito de Deus bem definido em sua mente, trazer almas aos pés de Cristo e animar a Igreja a que vivesse este proposito também, pois a Igreja sempre seguirá o proposito do seu líder.
Cada Igreja deve ter o mesmo enfoque visando sempre as almas, te-las na Igreja e ganhar novas almas para o reino de Deus. Cada discípulo para este novo ano que se inicia ter em mente que sua função é especifica, ele deverá ser um promotor de boas novas, um animador para os desanimados, temos propósitos bem definidos e seguiremos até cumpri-los. Discípulos corram com este proposito e com esta perspectiva.
A Igreja de Antioquia foi estabelecida nos tempos da perseguição que veio sobre Jerusalem, mais esta Igreja estava sob o fogo santo, por isto a Igreja de Jerusalem enviou a Barnabé para ver e conhecer as boas novas de crescimento que estava tendo a Igreja de Antioquia (At.11:23). Nós apesar de apontarmos perdas extremamente relevantes neste ano, também podemos aprender com a Igreja de Antioquia, que apesar de todas as perseguições ainda assim seguia em crescimento, o que aconteceu com você este ano te fez desanimar? Ou te animou ainda mais? Bem se a sua resposta for a segunda quero lhe dizer que você é parte imprescindível desta Igreja, porem, se a resposta foi a primeira te convido a um recomeço, pois Deus não descarta a ninguém.
Para se ter o chamado de discípulo, nós necessitamos o Espírito Santo em nós, pois é Ele quem nos guiará, nos comissionará, que maravilhosa revelação nos momentos finais deste ano, pensar que se ganhamos ou perdemos é simplesmente por causa do poder que habita em nós.
2 – Cristo quer conduzir a Sua Igreja neste proposito:
Em Atos 26:12-18 vemos como Paulo relata sua conversão (9:1-19; 21:1-21), Paulo uma vez mais menciona a LUZ mais brilhante que a luz do pleno dia de verão, que é Jesus (22:6) Jesus é a luz do mundo e a lâmpada para os nossos pés, por isto não tropeçamos em nosso caminhar, se é que temos esta luz. Por isto estamos terminando o ano como verdadeiros vencedores, nem o bug do milênio, nem o calendário Maia, nad pode nos deter.
Algumas pessoas acreditam que dar coices contra os aguilhões, significa que Paulo tinha dentro de sí, sentimentos de culpabilidade os quais violavam sua consciência por perseguir aos cristãos. De todas as maneiras, Paulo escreveria mais tarde de que apesar de sua blasfêmia, violência e perseguição contra a Igreja, ele recebeu misericórdia porque seus atos foram realizados em ignorância e incredulidade (1Tm.1:13), quanto de nós estamos hoje neste culto com este mesmo sentimento de culpa, nós perseguimos nossos irmãos neste ano de 2012, caluniamos, postulamos nossas ideias, e ainda assim estamos aqui por pura misericórdia de Deus, nós apesar de havermos blasfemado (nunca mais voltaremos a esta Igreja), estamos aqui hoje, apesar de havermos violentado o corpo de Cristo (atacando os pastores e lideres) estamos hoje aqui submissos a eles, apesar de havermos perseguido nossos irmãos com ataques infundados (calunias e difamações) é aqui que recorremos uma vez mais. Ohh absurda e santa graça de Deus para conosco, somos mais que vencedores, nossos pecados podem ser perdoados esta noite aqui, e poderemos fazer um ano diferente, um ano de vitórias e graça, em meio a tantas desgraças.
Coices contra os aguilhões evidentemente se refere a inutilidade de sua perseguição contra a Igreja. Amado irmão e irmã, loucura é perseguir a Igreja, sabe o que acontece no final, está você sozinho tomando um café requentado na cozinha da sua casa, lamentando-se da Igreja, e sabe onde está a Igreja? Aqui celebrando mais uma vitória, não existe coisa pior para um cristão lutar contra os propósitos de Deus, por isto neste ano, não seja DO CONTRA, seja a favor, tem muita coisa boa acontecendo, muitas almas, sendo salvas, pare de ficar olhando a seara do vizinho, que coisa triste termos tantos unicistas aqui reunidos, olhando a seara dos trinitários, faça você a diferença, é lindo o que o Apostolo Waldemiro está fazendo com a Cidade Mundial, mais nós temos a nossa cidade, e nosso trabalho, é lindo ver a construção da replica do Templo que Edir Macedo está fazendo, os trabalhos dos nossos amigos são lindos mais nós temos o nosso próprio trabalho, por isto sigam adiante olhando apenas sua seara.
Só Deus conduz homens a salvação, e somente Ele conduz a Igreja para sair adiante, sabe os projetos que você tanto se dedicou a criticar este ano, infelizmente pra você Deus aprovou a cada um deles, e os seus projetos onde estão? Provavelmente no fundo de uma gaveta, ou no fundo de seus pensamentos, afogados em problemas, dores e traumas, será que funcionou? É obvio que não, venha fazer a diferença conosco.
Nós somos instrumentos em suas mãos, nos somos os condutores de energia da Igreja, somente Jesus pode dar gloria ao seu próprio nome, nos apenas somos seus mordomos, seus servos, quando você tenta atacar a minha vida, e os projetos que desenvolvo na Igreja você está atacando o próprio Deus. O fato de se ter judeus e gentios no corpo é a evidencia da sua MULTIPLE SABEDORIA DE DEUS; isto nos ensina que Deus nos quer unidos e que sigamos por todo o mundo, não a uma raça ou idioma em particular, mais a toda criatura, e a todo ser humano.
Hoje nossa Igreja não somente é paulista, ou acreana, mais sim de todas as partes do nosso precioso País, debaixo do mesmo céu, seguindo o mesmo Deus. desta
3 – Homens apostólicos correndo com um proposito:
Além de Barnabé consideramos também o exemplo do outro homem apostólico, seu nome Tiquico, um homem cujo proposito era levar a mensagem de Paulo (Ef.6:21-22). Aparentemente Tiquico é o portador epistola. Paulo o considerou como um irmão muito querido e um fervente servo do Senhor. Em Colossenses 4:7 Paulo o chamou por estes mesmos títulos e agregou que ele era um COMPANHEIRO NO SERVIÇO.
Tiquico é também mencionado em Atos 20:4; 2Tm.4:12; Tt.3:12. Ele foi um transportador de boas novas, um corredor com um proposito definido em seu ministério.
Tiquico (um líder na Igreja e portador desta carta) foi um querido irmão, um ministro cheio de fé (Ef.6:21), e um servo companheiro com Paulo no ministério. Ele era da província da Asia (At.20:4) e Paulo o menciona em 2 Tm.4:12; Tt.3:12.
Deus nos chamou a vivermos uma nova vida e santa vida, e que venhamos a compartilhar seu santo evangelho com a humanidade. É nosso dever correr com o proposito de Deus, e sua graça estará sobre nós.
Podemos então entender que assim como os apóstolos estavam fixados no proposito, nós também devemos estar, não existe outra possibilidade a não ser seguir adiante.
Concluindo:
Ao chegarmos ao termino desta preciosa mensagem podemos concluir que assim como alguns servos de Cristo seguiram seus propósitos, nós também devemos seguir os propósitos de nossa Igreja, não como piratas para saquearmos os projetos e sim, como marinheiros desta embarcação que tem a missão solene, atracarmos em um porto seguro. Na Biblia temos exemplos para seguir, as pessoas nos veem como exemplos, devemos seguir aprendendo os exemplos do nosso grande Mestre, para ai sim sermos também exemplos.
Nós como povo santo de Deus, devemos correr, ainda mais que se aproxima o terrível e grande dia levando a mensagem da Unicidade de Deus, ainda temos muito que fazer, se terminamos o ano em vitória, não podemos nos esquecer de quantos soldados pereceram no meio desta terrível guerra contra o inferno, se nós mesmos fomos alvejados pelo nosso arqui-inimigo, temos então a missão de curar-nos a nós mesmos e ainda curar e resgatar os que estão perecendo.
Seja você também um discípulo com proposito.
Em 2013 seguiremos sendo uma Igreja com propósitos segunda parte
“...Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito...” (Rm.8:28 NVI)
Na noite de ontem nós tratamos sobre o que valia a pena e o que não valia a pena no que tange a Igreja, hoje vamos com alguns conselhos sobre como enfrentarmos o próximo ano seguindo com os mesmos propósitos.
O que é proposito?
R: segundo o novo dicionário da língua portuguesa, proposito é o mesmo que deliberação, resolução, decisão, intenção, relação, assunto, prudência, tino, compostura, maneiras comedidas.
Quais as suas intenções para 2013? Bem de acordo com sua resposta você verá que os conselhos mudam muito, os que querem ficar ricos devem seguir o conselho de trabalhar mais, os que querem tornar-se intelectuais deverão estudar mais e por ai vai. Agora os que querem se tornar melhores cristãos, sigam os seguintes conselhos.
Meu primeiro conselho para este ano de 2013 é que você tenha as mesmas características de Estevão. (Hb.11:38).
1 – Vida Integra: pense como foi seu ano de 2012, foi integro? Honroso, para com Deus, para com a sociedade, para com sua família? Verdade que não foi assim não é mesmo? Quantas mentiras para os filhos, e no lar? Quantas faltas e infidelidades para com a Igreja e para com Deus? Cultos perdidos desnecessariamente, no trabalho quanto de você rendeu realmente? Aquele pensamento, não é meu mesmo, tô nem ai? Será que poderemos colher bênçãos e graças em 2013 com uma semeadura como esta?
2 – Um Homem cheio do Espírito Santo: quantas vezes o poder do Espírito Santo veio até você e você travou seu coração é não deixou Deus te usar este ano? Quantas vezes você foi impelido a dar uma oferta generosa na Igreja e logo, seu coração travou e não deu ouvidos a voz de Deus, se pudéssemos voltar este ano com certeza faríamos diferente não é mesmo?
3 – Um homem cheio de amor: Como poderíamos hoje demonstrar nosso amor? Sempre digo que o amor é crucial, para com Deus e para com o nosso próximo, como podemos ser cheios de amor hoje? Sendo cheios do Espírito Santo.
Meu segundo conselho está no livro de Jeremias 29: 4-14
1 – Não se Iluda (Jr.29:8)
• Haviam profetas mentirosos no cativeiro.
• Você já ouviu mentiras demais.
• Mantenha os pés no chão. Cresça. Amadureça.
• Peça discernimento à Deus. Não acredite em tudo.
• O povo ouvia profetas mentirosos dizendo que o cativeiro seria breve.
2 – Busque Prosperar (Jr.29:5-6)
• Em duas áreas: Materialmente (construam casas, plantem) Relacional (formem famílias)
• Provérbio chinês: "Se você planeja para um ano, plante trigo. Se planeja para 10 anos, plante árvores. Se planeja para a vida toda, plante pessoas."
• Chega de coração dividido. (Todo final de ano você diz que vai
3 – Busque a Paz (Jr.29:7-12)
• Busque viver em paz com o próximo.
• Ore pela paz no mundo.
• Exemplo: Jesus: Ele nunca se opôs ao governo romano. Tratou da missão que tinha. Buscou a paz.
4 – Busque ao Senhor (Jr.29:13)
Concluindo:
Se fizermos isto com certeza teremos um ano abençoado, mudando nossas perspectivas como cristãos, seguindo o exemplo de Estevão e os conselhos de Jeremias, assim teremos um feliz ano novo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário