domingo, 1 de setembro de 2013

O Deus que causa x um deus menor



yhwh (o Deus que causa) x um deus menor
"...Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus...” (1Sm.2:2 NVI)

Gosto muito de brinquedos, lembro-me dos bonecos heróis que eu tinha, logo depois dos carrões de corrida, meu antigo ferrorama, tratores e maquinas incríveis que as crianças de hoje jamais entenderão, eles eram meus heróis e sem reservas posso afirmar que eram meus deuses menores, sim, lesser gods, pois com eles nas minhas mãos eu era imbatível, os carros não precisavam de manutenção e se precisassem, era só virar as rodas pra cima, pois o mecânico tinha uma força absurda, nunca parava em posto de combustível, e o que dizer do meu ferrorama, nunca precisei comprar carvão para ele, meu falcon voava sem asas, suas armas eram poderosíssimas, não errava um tiro sequer, porem, aconteceu algo que ainda hoje não me conformo, eu fiquei velho, sim é verdade embora não pareça fiquei velho, troquei meu falcon e meu ferrorama, por um note book, por uma Bíblia e uma imensidão de livros, passei a dirigir meus próprios carros e acreditem quando ele quebra meu mecânico não o vira de rodas para cima.
Assim é nossa vida, carregamos dentro de nós sonhos infantis, religiosamente falando, fazemos projetos, porem em algum momento precisamos encarar a dura realidade e ai me pego pensando que estamos vivendo dias realmente difíceis, mais será que realmente eles são diferentes dos dias passados?
Parece ser-me que a historia vez ou outra se repete, quer seja por necessidades da mente, quer seja por necessidades físicas ou ainda espiritual, a historia sempre se repete.

Estamos diante de uma oração maravilhosa, a oração de Ana, muito diferente da primeira que sequer movia os lábios, agora ela cantava em forma de oração a todos os pulmões que o bom Deus havia ouvido sua oração.

O quadro você conhece muito bem, duas mulheres, um marido, uma mulher gerava filhos seu nome Penina, que significa irritante, a outra chamava-se Ana que significa “graciosa, ou, cheia de graça”.

Agora com um filho no colo a “GRACIOSA”, faz uma declaração de estrondar o inferno, e, é esta declaração que quero convida-los a fazer também, sua declaração é tri-partida, e apresenta a YAWEH o Deus que causa, como superior aos demais deuses.

1 – Não há ninguém santo como o Senhor: Quando Ana adora ao Senhor Deus, ela demonstra que estava identificada com a Santidade de Deus, Deus é um Deus santo, ou seja separado, dos menores deuses, exclusivo, único, não mistura sua formosura e nem sua gloria com outro deus menor. Ana entendia isto e afirma NÃO HÁ NINGUEM SANTO COMO O DEUS QUE CAUSA, que maravilhosa graça é entendermos hoje que o nosso Deus é imisturável, ou seja, não se pode mistura-lo, as cópias de santidade não tem valor legal diante dEle, pois só Ele é santo. Esta característica excede a nossa compreensão, pois é dela que emana a nossa necessidade de termos identidade com nosso Criador, e por esta identidade que temos também que sermos santos.
Penina a irritante, não compreendia isto, podemos dizer que na primeira oração de Ana ela também deu sinais de não compreensão desta preciosa marca de Deus. Só pode realmente causar aquele que é separado de tudo, a mistura com o mundo, com o pecado não fazem você causar, a mistura com as religiões não te dão condições de causar, mais a exclusividade, isto sim, te faz causar, quer seja na escola, no trabalho, na casa onde você andar, quer causar de verdade, tenha o Deus que causa dentro do seu coração.

2 – Não há outro além de TÍ: quantos casais de namorados e até mesmo esposos e esposas fazem esta afirmação para seu par, ninguém se compara a você, não há outro além de tí, porem, estas afirmações são passageiras, pois são humanas, o único imutável é Deus, Ele não muda e não se compara. Os deuses pagãos, os deuses menores, nada podem fazer pois não tem comparação.
Neste caso entra em voga a nossa fé, diante das religiões podemos apontar para o Politeismo (crença em vários deuses), Trinitarianismo (crença em 3 deuses), Dualismo (crença em 2 deuses) e Monoteismo (crença em um único deus). Nós não somos os únicos a crermos no monoteísmo também os judeus creem e os islâmicos, porem, eles divergem do nosso raciocínio, pois, nós cremos que Jesus é o Messias que os judeus estão esperando e no caso dos islâmicos eles adoram a ALAH.

Mais, neste caso aqui Ana faz a seguinte afirmação: NÃO HÁ OUTRO ALEM DE TÍ, isto significa reconhecimento, somente uma Igreja santa, pura, GRACIOSA pode reconhecer em Jesus seu único Deus, caso contrario será levada a recorrer a movimentos miscigenados e corrompido, pensemos, a corrupção é a mistura de vários elementos, apenas nisto, um único Deus, não se mistura, e não se compara Ele é o Deus que causa.

3 – Não há rocha alguma como o nosso Deus: esta ultima afirmação dá a este Deus santo e único uma outra atribuição, de refugio, de segurança, de descanso, em Deuteronomio 32:4 nos diz: ELE É A ROCHA CUJA AS OBRAS SÃO PERFEITAS, quantos querem um Deus assim? Quantos de nós hoje precisamos de um local seguro para passar as noites sombrias, descansarmos como dissemos na ultima quinta as nossas cargas, uma rocha de obras perfeitas. O Deus que causa, não tem imitações religiosas pagãs e vituperadas pela religião, o Deus que servimos é um Deus que causa, o que tem causado em você?
No vocabulário dos jovens Causar é sinônimo de perturbar, será que Deus está te perturbando hoje? Quem sabe seria bom se isto acontecesse, mais muito mais que perturbar, Ele quer trazer você para este lado de fé onde Ele é o único que poderá forçar você a uma verdadeira entrega assim como Ana. Gostaria que mais e mais homens e mulheres levantassem suas mãos e fizessem esta preciosa oração que Ana fez. Uma oração de reconhecimento deste Deus que causa.

E onde estão os deuses menores? Ficaram na infância da nossa fé escondido dentro de um baú, pois não há lugares para eles neste mundo de vitórias e conquistas que queremos. Sigamos até alcançarmos o alvo pois um dia nos encontraremos com este Deus que causa.


Atte.


Pr.Dr. Wagner Teruel
www.itsteologia.net

Nenhum comentário: