Contextualizando
o contextual
Deus abençoe meus queridos amigos, leitores, alunos e
irmãos em geral, tem sido dias difíceis, mais pior realmente deve ter sido para
Oséias, enfrentar as crises, econômicas, sociais, espirituais, e agora
emocional, sua esposa tornaria-se uma meretriz, seus filhos seriam ilegítimos
tudo por causa do seu ministério profético, Deus quer através da vida de Oséias,
criar um paralelo com a nação de Israel e o amor que Deus tinha com ela, por
outro lado a nação mostrando-se infiel com Deus, assim como a mulher de Oseias
mostrasse infiel com ele. Que complexo serviço a Deus, quantos ministros hoje
estariam dispostos a servir a Deus mesmo sabendo dos riscos de sua integridade
moral?
Neste capítulo quero retratar aqui uma das maiores
historias de amor de todos os tempos. É a historia da tragédia da vida familiar
do profeta Oseias, tragédia essa que se tornou a razão do sucesso do seu ministério.
Como todos os amantes de Bíblia que somos a historia de
Oseias é a historia de um homem que arriscou tudo para não deixar de viver com
dignidade, humanidade e radical esperança em Deus.
É uma historia real que em si mesma ainda nutre um
sabor escondido no mais profundo poço de amor, que retrata o amor de Deus por
seu povo.
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– Deus e Oséias uma única tragédia: para compreendermos o
conteúdo do livro de Oseias, precisamos estar a par dos contextos que cercam o
mesmo, ou seja, o contexto histórico, contexto político, contexto econômico e o
contexto religioso.
Sem uma introdução histórica, política, econômica e
religiosa é praticamente impossível compreender a profundidade do drama pessoal
de Oseias e a profundidade do drama pessoal de Deus. Isto porque veremos que na
tragédia de Oséias, temos também uma figura retórica chamada de alegoria para a
dor de um outro ser machucado e traído nesta historia, Deus.
1.1 Contexto histórico:
Nossa historia aconteceu no reino dividido Oséias foi profeta em meados do
século VIII AC. E seu ministério começou pouco depois do ministério de Amós,
profetizou contra a nação de Israel por volta de 38 anos, pode-se fazer esta
conta pelos reis que estiveram no poder durante seu ministério profético. O
momento político e econômico, as tragédias com os Assirios é minuciosamente relatada
neste livro de Oséias. Alguns problemas históricos demonstram a habilidade do
escritor em descrever situações como a de Gômer. Embora alguns interpretes
tenham pensado que a historia fosse mera alegoria do relacionamento entre Deus
e Israel, outros afirmam, de modo mais plausível, que a historia deve sim ser
interpretada no cunho da veracidade. Entre estes últimos, alguns insistem em
que Gômer era fiel no inicio e tornou-se infiel, e outros afirmam que ela
sempre havia sido infiel. Eu particularmente acredito na veracidade
historiográfica, e que ela era fiel e tornou-se infiel. O mais impressionante é
que Oséias recebe a ordem de Deus para receber Gômer de volta em sua casa mesmo
depois da prova da infidelidade.
1.2 Contexto Político:
Nos dias de Oséias a nação de Israel estava sendo vitimas de golpes de estado
um atrás do outro. Oséias como já dissemos foi o único profeta do Reino do
Norte, uma vez que o Reino do Sul havia ficado com Salomão, o Reino do Norte
com Jeroboão I, seu engenheiro de obras, dividindo-se assim o País em duas
partes, que Israel praticamente só conhecera os sucessores políticos
resultantes de golpes de estado. Alem do mais, Israel não tinha uma política
externa definida, vacilando entre a Assíria e o Egito. É em razão disto que no
capitulo sete verso 11 se diz que Israel parecia uma pomba louca e afoita, sem
saber se voava para a Assíria ou para o Egito, irresoluta diante do que fazer.
No ano 745 aC. Tiglate Pilezer deu um golpe de estado na Assíria, subindo assim
ao poder, estabeleceu uma política expansionista a qual acabou sendo
prejudicial a Israel. Tal mudança no quadro político internacional criou um
sentimento de profunda insegurança política em Israel. A prova disso foi o que
aconteceu ao País como conseqüência de tal insegurança política: O filho do Rei
Jeroboão, Zacarias foi assassinado por Salum; e Salum foi assassinado por
Manaem. Foi em razão de tais mudanças internas que Israel acabou sendo invadido
pela Assíria, que deixou de lhe prestar qualquer apoio, implantando uma
política expansionista e imperialista.
1.3 Contexto econômico:
posso afirmar sem nenhum equivoco que aqueles dias foram imensamente ambíguos.
Isso porque desde os dias de Jeroboão a prosperidade se instaurara e se tornara
densa nas mãos de uma pequena população de Israel, ao passo que a miséria fora
socializada com a grande maioria. É o que nos diz o capitulo oito no versículo
quatorze quando nos deixa ver que numa situação de grande fome haviam os que
possuíam palácios, mansões e tudo quanto a riqueza lhes podia proporcionar.
Poderiamos assim dizer que os tempos de Oséias eram muito semelhantes aos
nossos. Isto porque após uma sucessão de arbitrariedades políticas, o dinheiro
está nas mãos de apenas 15% da população enquanto que 70% tem direito a bolsa
família.
1.4 Contexto Religioso:
do ponto de vista religioso havia um sincretismo litúrgico e uma confusão
teológica: uma teologia monoteísta que afirmava que Jheováh era o único Deus verdadeiro
de Israel, mais se fazia este culto ao único Deus com perspectivas religiosas
pagãs de cultos a Baal. Havia um grande mercenarismo sacerdotal. Os sacerdotes
permitiam o pecado para que o sentimento de culpa brotasse na cabeça dos
crentes, o que lhes favorecia na hora de receber as ofertas. Pois as pessoas
dão muito ou quando tem o coração generoso, ou tem o coração culpado. Isso me
leva a crer que no nosso meio a grande maioria contribui muito mais por culpa
do que por generosidade. Levados pela culpa o povo trazia mais ofertas, mais
holocaustos, mais contribuições e dízimos, como um fenômeno psicológico de
compensação dessa culpa.
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