segunda-feira, 28 de março de 2016

Os ossos estão se ajuntando




“...A mão do SENHOR estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos; Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos; Ele me perguntou: “Filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?”Eu respondi: “Ó Soberano SENHOR, só tu o sabes”; Então ele me disse: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do SENHOR! Assim diz o Soberano, o SENHOR, a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida; Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o SENHOR”; E eu profetizei conforme a ordem recebida. Enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso; Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele; mas não havia espírito neles; A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o SENHOR: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam”; Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram em pé. Era um exército enorme! Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados’; Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o SENHOR: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel; E quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o SENHOR; Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o SENHOR, falei, e fiz. Palavra do SENHOR”...” (Ez. 37:1-14 NVI).
Texto muito conhecido, quantos de nós ministros aqui em algum momento já ministramos sobre este importante tópico, mais o que falamos? O que ministramos? Quais os resultados? E mais por que estamos aqui hoje?
No primeiro momento, encontramos a uma Israel, destruída, desolada, asilada política e economicamente, um profeta desmotivado, é levado em uma visão que coloca toda a nação em cheque, mais esta historia vocês conhecem bem, se me permitem fazer uma hermenêutica apologética ao CENUB neste dia ficaria imensamente agradecido.
1 – Senhor Tú o sabes: Pode estes ossos reviver?
Sempre houve este vale de ossos, que nesta noite representa as igrejas unicistas espalhadas em todo o mundo, porem, ministros mesmo desterrados com seus problemas e afazeres de suas congregações foram levados a esta visão que estamos vivendo aqui. Deus perguntou ao Pastor Elias, podem estes ossos reviverem? E a resposta foi Senhor Tú o sabes, que resposta maravilhosa a Deus esta noite que saímos de nossas cidades, nossos afazeres ministeriais, nossas famílias, para ouvirmos a voz de Deus aqui e respondermos em alto e bom som SENHOR TÚ O SABES, e é verdade, Ele sabe, qual foi sua motivação para estar aqui, seus anseios neste lugar, Ele sabe, te trouxe aqui com uma única e exclusiva finalidade para que você profetize: os ossos secos, são as igrejas unicistas que sozinhas que inevitavelmente irão morrer pelas astutas ciladas do diabo mostrando que somos iguais, que somos seitas, que não cremos no Espírito Santo, e desta forma nos isolamos e perdemos a comunhão, a santidade e a paz, quanto ministros já consideram que os demais movimentos estão apenas degraus abaixo que nós e que todos somos um? Não irmãos não somos todos iguais, o que nos difere das demais Igrejas é que nosso Pai tem nome e Ele se chama Jesus Cristo, não temos mensagens subjetivas temos uma mensagem Objetiva, pode você de alguma forma ouvir a voz do Senhor te perguntando hoje: PODE ESTES OSSOS REVIVER? Qual seria sua resposta? SENHOR TÚ O SABES? É isto Ele sabe. E é exatamente o que te fez sair dos mais variados lugares do Brasil para estar aqui porque eu escuto um barulho profético acontecendo e os ossos estão se ajuntando.
Primeira profecia: enquanto profetizava ouviu-se um barulho de chocalho. Quantos estão ouvindo este barulho? Acho que todos nós que estamos nos unindo a esta causa, qual é o nosso trabalho? Profetizar, EU COMO MINISTRO DO EVANGELHO PROFETIZO QUE OS OSSOS, QUE AS IGREJAS UNICISTAS IRÃO SE AJUNTAR E SEREMOS UM GRANDIOSISSIMO EXERCITO, não mais seremos conhecidos como um povinho, uma minoria de minoria, mais em todos os cantos deste Brasil e do mundo todos saberão que o povo do nome recebeu a promessa e cada tendão aqui representado, esta se juntando perfeitamente, é verdade que não somos iguais, cada um com seu costume, cada um com suas formas, uns cantam e dançam, outros batem palmas, não importa a liturgia do seu culto, a ordem foi dada e os tendões estão se ajuntando. O sonho de vários ministros unicistas está se tornando realidade. Ora uma vez que os ossos, tendões, cartilagens, se ajuntem no mesmo corpo, depois que haja revestimento de pele, massa encefálica, veias, artérias, tubos respiratórios estejam no lugar estaremos satisfeitos? Não queridos, é aqui que muitos falharam, acreditaram que apenas um cadáver de união seria suficiente, acreditaram que o mero fato de estar juntos nos daria vida, mais vida não se recebe através da comunhão, a comunhão mantem a vida, é necessário algo mais, creio piamente que estamos nesta primeira profecia, a profecia da união, da compreensão das diferenças, dos enlaces o compreender a cada um seu devido vamos, porem, é necessário ouvirmos a segunda profecia:
Segunda profecia: Profetize que entre o espírito: não seremos mais que carne morta se o Espírito de Deus, não estiver em nós, agora, se o Espírito estiver em nós poderemos manter a unidade, a unidade não é de interesse do nosso Inimigo, vivemos décadas e mais décadas buscando esta unidade, particularmente nutrimos comunhão com um ou outro ministro unicista, porem, esta “amizade” ou “união” é muito singular, graças a Deus a CENUB tem ministrado esta união, temos um longo caminho a seguir, porem, já os ossos estão se ajuntando, que faremos, vamos comemorar? Vamos vibrar? Sim claro, mais acima de tudo precisamos clamar a Deus para que haja o derramamento do Espírito Santo, sobre nossas vidas, ministros clamemos pelo Espírito de Deus sobre nossos ossos.  
 A unidade verdadeira só irá acontecer quando estivermos reunidos num só lugar (At.2), não teremos unidade se estivermos cochiando entre dois pensamentos.
Terceira Profecia: Vou abrir os túmulos: uma vez que tenhamos a unidade, o Espírito de Deus em harmonia em nós é hora dos túmulos serem abertos, por que será que somos tão perseguidos? Só porque é mister que isto aconteça? Não somos perseguidos, pois somos independentes, somos estrelas solitárias, é necessário a unidade, é necessário a união, é necessário o Espírito Santo que nos constrange a amarmos o nosso próximo como a nós mesmos, e quem é o nosso próximo? Queridos sinto que a primeira profecia está se cumprindo, sinto realmente que o Poder de Deus está sendo manifesto, mais acredito que antes da vinda do Senhor, Ele vai levantar o povo do Nome como uma única e exclusiva Igreja, independente da placa que você tenha em sua Igreja, seremos um em Cristo Jesus.
A pergunta é: QUANTOS ESTÃO PREPARADOS PARA ACEITAR A DOUTRINOLOGIA DO SEU PROXIMO SEM ATIRAR PEDRAS?
Pastores antigos, suas experiências são importantíssimas para nós pregadores jovens, seus belos cabelos brancos podem nos dar um norte, porem, não se esqueça não faremos a Igreja que vocês querem, promoveremos a unidade, rogo aos santos ministros que dediquem-se em servir com alegria ao Senhor e não alegrias em destruir ou defraudar o próximo.
Só assim seremos realmente uma CENUB – CONVENÇÃO UNICISTA BRASILEIRA.









Os Líderes do Reino são agentes de Mudanças

“...E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura; Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado...” (Mc.16:15-16 ARA)
 
“Uma Inércia Espiritual É a Nossa Inimiga; Uma Tempestade Talvez Seja Nossa Amiga. A Controvérsia Talvez Provoque Pensamento, E Por Meio Dele Talvez Venha a Mudança Espiritual Necessária.”  (Charles Spurgeon)
Por meio de seus lideres o “Reino” apresenta mudanças. Produz coisas novas. Convida o povo a inovações. Renova as situações e as condições dos congregados (irmãos). Estas mudanças devem responder a três coisas.
1 – A “práxis” do “Reino”
Este não é um Reino extático, de passividade religiosa, de contemplação mística, ele é “radical” em suas ações e mobilizações. Sua analise hermenêutica é um alvo para as atividades missionárias dentro de nossa Igreja. O reino não é uma contemplação de um “ver” mais sim de um “FAZER” teológico. A “praxis” faz o Reino presente nas ações coletivas e corporativas dos diferentes departamentos. Quando a Igreja com suas ramificações serve dentro de um contexto comunitário, a presença do Reino é testificada pelo mundo.
A “práxis” do Reino nos torna conscientes de que os pobres desfrutam do favor de Deus. Para ser “radical” direi que Deus discrimina a favor dos pobres. As Sagradas Escrituras colocam Deus ao lado dos pobres.
“...Não oprimirás o jornaleiro pobre e necessitado, seja ele teu irmão ou estrangeiro que está na tua terra e na tua cidade; No seu dia, lhe darás o seu salário, antes do pôr-do-sol, porquanto é pobre, e disso depende a sua vida; para que não clame contra ti ao SENHOR, e haja em ti pecado...” (Dt.24:14-15 ARA)    
Veja ainda (Am.8:4-6; Lv.25:35-37; Lc.4:18 e IS.61:1)
2 – O “Ethos” do Reino:
Os capítulos 5 até o 7 de Mateus, apresentam nas falas de Cristo o Messias do reino, as demandas e funções dos membros do reino. É um reino com leis e princípios. Ali não se entra apenas para se apresentar mais sim para cumprir. A conduta de seus integrantes é mais importante que os exercícios de piedade e litúrgicos.
Estar no “ETHOS” do Reino, implica em que se sou um mecânico de automóveis não enganarei meus clientes, cobrando-lhe algo que esta bem e que não precisou ser trocado. E assim por diante.
O tratar com os nossos semelhantes deve ser o mais elevado, recordando que há um Deus que nos observa e pede de nós uma santidade de conduta e de ações.
3 – O “Kerigma” do Reino:
A proclamação do Reino deve tornar-se pública. Todo o mundo deve escutar a mensagem que Jesus Cristo é o único Deus, esta é a mensagem nossa para os dias de hoje. Os líderes do Espaço Pentecostal devem estar dispostos em deixar a postura de inércia e atuar para a gloria de Deus. É tempo de atuarmos. A  mensagem soteriológica e escatológica não pode mais ser mantida escondida debaixo dos nossos colchões ou em cima de nossas estantes, não podemos mais esconder esta mensagem do mundo que vive ao lado da Igreja.
Neste caso então não é um “Kerigma” de ficção escatológica, nem de pesadelos infernais ou de entretenimento místico. A mensagem do Reino apresenta esperança e fé a um mundo que agoniza.

Você líder precisa deixar que este mundo conheça do Deus que você tem

A mensagem do Reino de Deus convida-nos a uma ação social: a mobilização organizada dos departamentos com fé dentro do contexto de suas atuações.

A mensagem do Reino de Deus nos convida a uma ação espiritual: que tenhamos mais disposição de falar do amor de Cristo aos outros.

A mensagem do Reino de Deus nos convida a uma ação pratica:
Precisamos ter fé, oração, atitude e vitórias.
“...Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus; Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos...” (At.4:18-20 ARA).

Veja também: Daniel 3:16-18

Isto não implica que os cristãos como anunciadores do reino violaram as leis e desobedeceram. Mais sim que eles são os primeiros a submeterem-se aos que tem autoridade sobre eles. (Rm.13:1-7)

A mensagem do Reino de Deus. É uma mensagem de invasão que busca mudanças sociais, morais, sentimentais e principalmente espirituais. A Igreja nunca poderá estar conformada com os problemas e com as necessidades que confronta seus departamentos e povo de maneira em geral. Por exemplo em muitos de nossos departamentos é possível desenvolvermos verdadeiras brigadas de trabalho, limpeza e salvação de almas.

A mensagem do Reino de Deus, busca levantar uma geração de cristãos que sejam pensadores e sejam sociais, que saibam fazer teologia desde baixo, ou seja, que sua teologia seja contextual e não simplesmente acadêmica. A base deve ser o “para que” de nossa teologia e não unicamente a academia. Ainda que não lhe restarmos importância e o lugar que tem a academia no “o que fazer” teológico.

A mensagem do Reino de Deus. É para criar consciência de que a Igreja deve estar atuante lá fora alem das paredes onde os pecadores estão. A Igreja Primitiva se movia entre duas agendas: As missões (Espiritualmente e para os de fora) e as Ações Sociais (Fisicamente para os de dentro). Desde então uma comunidade de cristãos que prove as suas necessidades internas, também poderá ver as necessidades do mundo lá fora onde os pecadores estão. A igreja tem que fazer algo pelo mundo, em suas ações sociais, pessoais, sentimentais, espirituais, desta forma a presença de Jesus Cristo será real no Espaço Pentecostal




Atte

Pr.Dr. Wagner Teruel
www.itsteologia.net 

Nenhum comentário: