segunda-feira, 16 de julho de 2012
Oikos ou Paroikous – Lar ou Estrangeiros?
“...Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia...” (1Pe.1:1 NVI).
Oikos significa lar, e Paroikous significa estrangeiros.
Mais será que somos residentes ou estrangeiros?
Será que nós estamos vivendo aqui temporalmente? Ou todos os nossos objetivos são para a eternidade? Pensemos sobre isto.
1 - Paroikous a visão temporal do cristão.
Os cristãos que tem a visão celestial estão se preparando para ir morar nos céus, quando paroikous, estamos com certeza de passagem, nosso tempo é curto aqui na terra, nós temos um outro alvo, nosso alvo é Cristo.
1-1 Uma visão temporal: Implica em que o homem pode mudar de visão, visão temporária, visão temporal é passageira, o paroikous vive o momento que está vivendo, mais com o alvo, nossa visão deve estar estabelecida.
1-2 Uma visão não alienada: Quantas vezes um paroikous é tido como um alienado, como uma pessoa que não sabe o que quer, que nem sabe para onde vai ou de onde veio, mais sua visão é celestial.
Por outro lado o paroikous natural, são situações que ele, o estrangeiro vive da forma que vive; o paroikous espiritual vive com vistas aos céus.
2 – Paroikous um estranho residente: as pessoas são estrangeiras sempre, mais nem sempre entendem o que o estrangeirismo, se é que podemos dizer assim.
Agora é necessário compreendermos que não há conflito entre Paroikous e Oikos.
No programa Oikos temos 4 estações onde teremos que parar.
1 – Ganhar: ganhamos as almas, e logo começamos o segundo processo
2 – Discipular: começamos a discipular doutrinando, orientando e fazendo com que a pessoa que chegou no nosso Oikos (lar) torne-se em breve um paroikous.
3 – Consolidar: quando passamos pelo processo de consolidação, passamos então a preparar esta pessoa que está em nosso Oikos (Lar) para ir e ganhar outras almas e isto o torna um paroikous.
4 – Enviar: o último processo levar este irmão ou irmã a tornar-se um paroikous, ou seja, envia-los a começar novamente.
Oikous e paroikous se completam, no nosso lar criamos estrangeiros no mundo, no mundo criamos residentes fixos nos nossos oikos
Deus os abençoe ricamente, na próxima semana OIKOUS OU PAREPIDEMOUS?
Atte.
Pr.Dr. Wagner Teruel
www.espacopentecostal.net.br
www.itsteologia.net
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário