sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Por que projeto André?


Por que projeto André?



Em 1ª. aos Corintios 16:13 se encontrão lema oficial dos valorosos cristãos: “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes”. Significa “portai-vos varonilmente” Isto ser como um homem não se refere a um varão autoritário ou com força bruta, especialmente quando nós examinamos a luz do nome André.

Em grego “Andreéas”, Andréas é a tradução de André. De acordo com a concordância Exaustiva de Strong tem o sentido de “varonilmente”. É derivada da palavra “aner”, aner, que significa “um varão”. De um modo interessante a palavra “Portai-vos” é “Andrizomai”que é traduzida como “varonilmente” e também deriva da palavra “aner”. Então deduzimos que a frase “portai-vos varonilmente” quer dizer “portai-vos como André”.

Como agia André?
Qual eram as suas características?
Porque é reconhecido na Bíblia?
Qual era o seu Ministério?

Todas as vezes que observamos na Bíblia a André, ele esta trazendo alguém a Jesus. Examinemos três casos no Evangelho de João.

  1. André traz seu irmão Pedro a Jesus (Jo 1:40-42). Sem os trabalhos efetivos como de André não teríamos os Pedros da pregação. Evangelizar, em primeiro lugar, nossa família e nossos amigos.

  1. André traz o menino ao Senhor Jesus (Jo 6:8-10). Enquanto os discípulos coçavam as cabeças pensando em como poder alimentar uma multidão de mais de 5000 pessoas, André persuadiu a um jovem a lhe emprestar ou dar a comida que lhe pertencia. Até mesmo quando a comida parecia insignificante, André soube que todas as coisas são possíveis se nós as pusermos nas mãos de Jesus Cristo. Nós não devemos medir dificuldades, as circunstancias ou as possibilidades; nosso ministério é por os problemas nas mãos do Senhor Jesus.

  1. André traz alguns gregos ao Senhor (Jo 12:20-22). Quando os gregos queriam ver Jesus eles disseram a Felipe e este os levou com André. Felipe não foi diretamente para Pedro ou João ou mesmo a Jesus, mas ele foi para André. Nós vemos neste último, “o ministério de aproximar as pessoas ao Salvador”.

Projeto André é o modo comovedor de como os crentes podem dirigir as pessoas para o Senhor e Salvador Jesus Cristo. Este material é um simples e pratico guia, não só dirige as pessoas a crer na Palavra de Deus (a Bíblia), mas também conduz até ao batismo de uma forma bíblica e para um compromisso para dar fruto para Deus, maturidade Cristã em desenvolvimento.

Desejamos que este projeto André seja na vida de cada pessoa uma orientação segura para que as mesmas possam assim encontrar o Caminho da vida eterna, Jesus.    

Uma geração sem heróis

Uma geração sem heróis


“...E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos; As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra...”
(Hb.11:32-38)

A bíblia é um livro de Heróis. Estudando a história de Israel nós descobrimos que toda vez que Deus encontrou a nação envolvida em ruínas, havia ausência de heróis. Os heróis são montes exponenciais que nos fornecem norte, estímulo e exemplo de como podemos alcançar aprovação de Deus. .                                                                                                   Eles vencem gigantes como Davi, libertam o povo do duro julgo da
escravidão egípcia e vencem desertos para alcançar a terra prometida como Moisés, vencem perdas injustificáveis, doenças desconcertantes e conselhos malignos da esposa como Jó. Heróis como José que enfrentou com bravura a tentação de dormir com a esposa do seu senhor para guardar sua fidelidade a Deus, pagando por isto o alto preço de ser preso por falso testemunho.

Conhecemos vários nomes de homens que incendiaram o mundo através da Palavra de Deus, ouvimos o nome deles sendo falado como se fossem grandes heróis, e de fato são. Martinho Lutero, João Wesley, Hudson Taylor, Carlos Spurgeon, Dwight Lyman Moody e muitos outros, foram homens que de certa forma impactaram a sua geração, mudaram o rumo e abriram portas para o cristianismo. Esses homens foram Heróis de suas gerações.

Vimos alguns pregadores aparecendo no cenário evangélico nacional realizando obras maravilhosas, onde o amor e a paixão pelo Senhor Jesus se manifestava em suas pregações, quando almas se convertiam e milagres aconteciam em muitas regiões do Brasil.

Mas o tempo passou e muitos perderam a visão pura do Evangelho e se contaminaram com ambições terrenais, pois os inimigos dos obreiros: a grana, a cama, a dama e a fama obtiveram vitória sobre eles que caíram e fracassaram na chamada de serem referenciais, exemplos, ou seja, heróis de nossa geração.

Nós estamos no meio de uma geração sem heróis na igreja. Nossos líderes nos abandonam com facilidade, a vida profissional sobrepuja a espiritual, o interesse nos rendimentos auferidos já materializou muitos pastores. Fomos envergonhados pelo o adultério e pelos escândalos de muitos.
Muitos dos líderes pentecostais que espalharam o fogo divino pela nossa nação hoje são autênticos bombeiros que com a água do mau testemunho apagam o fogo divino que espalharam um dia. O espírito que nos move a tratarmos deste assunto não é o de alegria porque
nossos irmãos caíram, não podemos nos alegrar com a queda dos nossos irmãos.

Estamos movidos pelo espírito da vergonha e choramos para que Deus levante outros heróis que possam conduzir nossa geração em triunfo.

Hoje vamos chorar juntos a ausência dos Heróis na nossa geração.

Quais são as principais características, em sua opinião, que um Herói desta geração deveria ter?

Acredito que os Heróis de todas as gerações tinham um coração totalmente rendido a Deus e aos Seus princípios, eram homens de oração, homens que não tinham medo de renunciar a vida por amor à Palavra. Entendo que os Heróis são apaixonados por aquilo que fazem, como se um fogo queimasse dentro deles e essa chama jamais fosse apagada.

Para mim, os Heróis desta geração não possuem super poderes, eles possuem super joelhos que se dobram diante do Pai e um super coração que vive rendido ao chamado. Os Heróis desta geração possuem uma identidade que está em Jesus e o seu futuro está nas mãos dEle.

Estamos sentindo a ausência heróis na nossa geração, conhecemos a características do nosso Deus, vamos confessar os pecados da nossa geração para reverter a grave crise de credibilidade, de santidade e de obediência aos valores de Deus que mudaremos o quadro.

Deus me deu o privilégio de viver perto de muitos heróis de minha geração. Aprendi as Escrituras Sagradas com eles, aprendi com seus exemplos e com suas experiências na Obra de Deus. Que tempo maravilhoso! Eram homens simples e totalmente dedicados e consagrados ao Senhor. Eles foram referenciais para a minha vida ministerial.

Muitos deles já estão na gloria com Cristo e outros ainda vivem. Agradeço a Deus por suas vidas abençoadas pois eles  eram e são meus "heróis" pois influenciaram a minha vida. 

Agradeço ao meu Senhor, pela vida de meu pai Luiz R. dos Santos, os pastores que me deram apoio ao meu ministério, mas faço menção de um que ainda vive e é um grande exemplo para todos nós...

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

NO DIA EM QUE EU TEMER



NO DIA EM QUE EU TEMER


Quando o medo começar a tomar conta do seu coração, faça uma pausa, e lembre-se que o medo não vem de Deus. O Senhor é o teu pastor, nada lhe faltará. 
Deus não nos deu espírito de temor mas de força, amor e saúde mental (2 Tm 1.7)> Portanto,quando você perceber que está se tornando alvo dos dardos do inimigo, levante o escudo da fé (Ef 6.16).
Mente sadia é aquela sob controle. A mente disciplinada não entra em pânico, não perde o contato com a realidade, não da lugar à imaginação, não perde a consciência nem cai em depressão. Quando o medo quiser prendê-lo em suas garras, relembre o amor de Deus e sua soberania. Não esqueça que tudo é filtrado através dos dedos de amor de Deus. O perfeito amor lança fora o tormento do medo (1 Jo 4.18).
Consciente de que o medo procede do pai da mentira – esse ladrão que quer matar e destruir -, aproprie-se do poder que lhe é dado por Deus. Lembre-se de que Deus não lhe deu espírito de covardia, mas de poder.
|Como apropriar-se desse poder? Primeiro, reconheça que uma das armas favoritas do inimigo é o medo. Olhe então para o seu Pastor. Submeta-se e Ele. Diga que lhe pertence, e que Ele pode fazer o que quiser com você. Isto realmente desarma o inimigo! Depois, “resista ao diabo e ele fugira de vos” (Tg 4.7).
É assim que se enfrenta o medo. Olhe para o Pastor. Ouça suas palavras. 



Texto extraido do livro Eu, um pastor?
by Wagner Teruel

Igrejas C.A – Cristãos Anonimos








Igrejas C.A – Cristãos Anonimos

Com certeza voce já conhece estas siglas, A.A – Alcoolicos Anonimos, N.A – Neuroticos Anonimos. Nar.Anon – Narcóticos Anonimos, e por ai vai, não é mesmo?
Mas com certeza o C.A – Cristãos Anonimos, voce ainda não deve ter ouvido falar, mas tem um ai pertinho da sua casa, eles usam nomes diferentes, escondem a verdadeira vocação.
Não caros leitores, não é uma instituição social, não é um projeto dentro de algumas igrejas, e sim, a função principal.
Como reconhece-la? Bem simples, voce com certeza consegue cantar comigo “O MANTRA” “restitui eu quero de volta o que é meu”, “faz chover”, “eu vou viver uma virada em minha vida”.
Estes “mantras” servem apenas para invocar sua força interior e tentar de alguma forma vencer na vida.
E as pregações? Somente de proposta de vitória, exercícios de psicologia para que a mente seja exercitada a tal ponto que as pessoas saem destes C.A. com a ideia de que são imbatíveis.
As Igrejas C.A. te levam para encontros com Deus em sítios, chácaras, onde o silencio impera, luzes se apagam, e você faz uma “regressão macabra”, digo macabra porque os que promovem sequer entendem de regressão acham que estão a serviço de Deus, mas estão fazendo um serviço para satanás e seus anjos (demônios), o verdadeiro ENCONTRO COM DEUS, não se dá numa chácara com luzes apagadas e sim junto aos pés de Cristo, este agregar das Igrejas C.A. tem levado mais pecadores ao inferno que as próprias legiões.
No inferno em uma reunião com o diabo e seus anjos (demônios), decidiram que já não precisavam fazer mais nada pois os cristãos de hoje em dia estão trabalhando arduamente em prol do seu reino satânico.
Me diga amigo leitor quando foi a ultima vez que você ouviu uma mensagem, cristológica? Ahh não sabe o que é isto? Simples eu te entendo, você deve estar muito tempo nas Igrejas C.A. que já não distingue mais os términos teológicos. Cristologico, quer dizer uma mensagem que fala sobre a pessoa de Jesus Cristo. Escatologica? Uma mensagem sobre o fim do mundo?
Na verdade temos chegado nos finais de semana nas Igrejas C.A. ávidos por uma mensagem que nos leve ao arrependimento, porem, as musicas nos levam a uma reflexão e logo a mensagem sobre dízimos e ofertas, nos ensinam o caminho para a prosperidade, chegamos economicamente “quebrados” e somos “desafiados” a dar nossa melhor oferta, passar no cartão de credito, enfim tudo para que a música que nos moveu surta resultado, logo vem o pregador, sua postura quase que angelical, nos leva a entender que amanhã será diferente, as portas se abrirão, a benção está chegando e tudo mais que nossos pobres ouvidos são obrigados a ouvir, qual o resultado? Voltamos para nossas casas pecadores mas com a auto estima lá em cima, sim pecadores, mas certos de que não importa quem eu seja SOU UMA RARIDADE.
Fuja das Igrejas C.A. elas não podem te salvar, quem te salva é Cristo. O evangelho deve ser pregado com autoridade e confiança, não com estimulo vocacional.
A geração do século XXI, precisa urgentemente ouvir a pregação PECADORES NAS MÃOS DE UM DEUS IRADO de Jonathan Edwards:
https://www.youtube.com/watch?v=vOrC-8K0RF0
Nas redes sociais, voce é desafiado a compartilhar verdadeiras, simpatias, uma caricatura de Jesus pede para ficar com voce e tudo isto tem sido compartilhado com os cristãos de hoje. Precisamos urgentemente de uma revolução, quem sabe um apelo anárquico seja a solução para termos um verdadeiro encontro com Deus.
Só mais uma coisa, quando alguém te disser: voce precisa ir ao encontro responda: já tive meu encontro com Cristo, Ele me salvou, sou batizado no seu Nome, e Ele mesmo disse que no mundo eu teria aflições.
Não queridos leitores, não estou propondo uma fé pobre, medíocre, de imaturidade, o que estou propondo, é uma fé genuína, como diria Charles Handon Spurgeon, que nos eleve a condição de ministros de Cristo Jesus e não de Reis e Rainhas, ministro é o mesmo que servo no latim, ou seja, tenhamos o desejo de ser plebeu, para que da mesma forma que aconteceu com Mefibosete, aconteça conosco e sejamos convidados a comer a mesa do Rei.


Trecho extraido do livro: O EVANGELHO PLACEBO do Dr. Wagner Teruelwww.itsteologia.com.br

Não Perca a visão


Alguns anos atrás, um Pastor aceitou o desafio de implantar uma Igreja numa cidade do interior e mudou-se para lá.
Certo dia, ele teve a oportunidade de pegar um ônibus de sua casa até o centro da cidade. Quando ele se sentou, descobriu que o motorista lhe dera 50 centavos acima de seu troco. Enquanto analisava o que fazer, pensou consigo mesmo: 'É melhor você devolver esse dinheiro. Seria errado ficar com ele.
Em seguida, outro pensamento lhe ocorreu: "Ah, esqueça! São apenas 50 centavos; quem se preocuparia com essa pequena quantia? Afinal de contas, a Empresa de ônibus ganha muito dinheiro; eles não vão sentir falta dessa 'moedinha'. Fique com ela como uma 'BÊNÇÃO de DEUS' e fique quieto!
"Quando chegou ao ponto que iria descer, ele parou momentaneamente na porta, e então entregou os 50 centavos ao motorista e disse:
'Ouça, você me deu troco a mais.'
O motorista, com um sorriso, respondeu: "Você não é o novo Pastor da cidade?"
'Sim' ele respondeu.
'Bem, tenho pensado muito ultimamente em aceitar JESUS. Eu só queria ver o que você faria se eu te desse dinheiro a mais... Eu vou fazer uma visita a sua Igreja neste domingo.'
Quando o Pastor desceu do ônibus, ele se apoiou no poste de luz mais próximo e disse:
Oh DEUS, eu quase troquei meu COMPROMISSO Contigo por 50 centavos'!!!
Nossas vidas são uma BÍBLIA aberta que as pessoas vão ler.
Este é um exemplo realmente assustador do quanto as pessoas nos observam como CRISTÃOS e nos colocarão à prova!!!
Sempre fique de "Guarda" - e lembre-se:
Você carrega o nome de CRISTO em seus ombros quando se diz 'CRISTÃO'.
Por isso, Cuidado com seus PENSAMENTOS; eles vão se transformar em SENTIMENTOS.
Cuidado com seus SENTIMENTOS, eles vão se transformar em PALAVRAS.
Cuidado com as PALAVRAS; elas revelam o estado do seu CORAÇÃO.
Cuidado com o estado do seu CORAÇÃO, ele vai se transformar em AÇÕES.
Cuidado com suas AÇÕES; elas vão se transformar em HÁBITOS.
Cuidado com seus HÁBITOS; eles vão revelar o seu CARÁTER.
Cuide bem do seu CARÁTER; ele vai determinar o seu destino.
Cuidado também com quem você anda e a quem você dá ouvidos; isso vai revelar quem, de fato, influencia sua vida. Cuidado com essas influências; elas irão determinar ao lado de "QUEM" você vai passar a ETERNIDADE!!!
Se você decidir não repassar essa mensagem para ninguém, nada de ruim vai acontecer com você;. mas se você repassar, irá lembrar a alguém de sua RESPONSABILIDADE como CRISTÃO.!!!

Medo, Empirismo e Ciencia



Medo, Empirismo e Ciencia
Graça e Paz povo de Deus.
Os que ja fizeram METODOLOGIA DE ESTUDOS CIENTIFICO comigo ja conhecem esta historia.
Nossa vida desde o nascimento ela é marcada por medo. Medo de muitas coisas. Entre eles apanhar sem saber o motivo kkk quem nunca teve vontade de perguntar pra mãe.. Por que estou apanhando? Por medo nossos avos cobriam o espelho quando relampejava. Por medo jamais comia se manga com leite. Por medo da mãe morrer desviravamos o chinelo dela.... Medo. Medo. Medo nao havia nada de científico. Me recordo q certa vez estive em Bogota na Colombia e fizemos vitamina de abacate... Os amigos colombianos nao queriam tomar... Por medo.
O medo cega. Ensurdece e emudece.
O medo nos faz ver o que nao existe, ouvir sons nao projetados e falar coisas q jamais foram comprovadas. Como a loira do banheiro. Lobisomem. Etc...
Muitas pessoas não vão a Igreja por medo.
Medo de cair endemoninhada.
Medo de um profeta revelar algo.
Enfim medo é uma ingenuidade
Ja o empirismo.
É o conhecimento de algo, sem formaçao tecnica ou cientifica.
Na maioria dos casos nao se coloca a mão no fogo porque sabe que queima... Nao é medo. É q atraves das testemunhas oculares muitos ja se queimaram. Logo formou se um paradigma verdadeiro de que o fogo queima. A dona de casa recebeu uma receita aleatoria de como fazer arroz. Com o tempo ela deliberadamente adicionou ou subtraiu elementos.
Ou seja o empirismo é a doutrina q atribui o conhecimento unicamente a experiencia.
Muitas pessoas vao a Igreja por medo.
Outros estao indo apenas de forma empirica. Adquirindo os conhecimentos cotidianos. Errando e acertando desta forma ao termino da vida todo o conhecimento foi fruto das experiencias.
Muito bom. Mas, sera que isto é o suficiente nesta nossa vida?? Vivermos a causa do medo, ou apenas das nossas experiencias???
Se vc pode. Abra a janela ou sua porta. Respire fundo com os olhos fechados. Agora abra os olhos. O que vc ve? O que vc ouve? Que cheiro sente?
La fora ha um mundo a ser descoberto. Ha sonhos a serem vividos. Arvores a serem plantadas. Livros para serem lidos.
Adquira a experiencia de andar com Deus.
E vc deve estar se perguntando mas e a ciencia?
Bem ciencia é toda definição tecnica daquilo q o medo nao provou o empirismo alcançou sem conhecimento.
A ciencia é caminhar com Deus todos os dias e aprender com o melhor professor.
Com certeza havera coisas q nao conseguiremos atingir.... Mas seremos protegidos pelo Guarda de Israel.
Resumindo: quando vencemos o medo ainda q de forna empirica e resolvemos estudar ai alcançamos a ciencia...
O medo nos afasta de Deus
O empirismo ainda q de forma ignorante nos aproxima de Deus. Porem nao e capaz de nos brindar com tudo o que Deus pode nos proporcionar pois ao final somos limitados....
Ja a ciencia meus amigos te levara ao espaço... Te levara para junto de Deus e Ele se deixara mostrar a vc aquilo que vc pode e merece conhecer
Lembre se o conhecimento é nosso unico e verdadeiro patrimônio

Habitos mudam


Habitos mudam

Os q me acompanham ha algum tempo vai se lembrar q sempre começava as minhas cronicas fazendo menção da minha xicara verde de café meio amargo e forte esfumaçando e um aroma estonteante.... Pois é mudei o habito.... Kkk calma nao deixei de gostar de café... Ainda hj sou um apaixonado por café. É bem verdade q tomo bem menos agora... Descobri que nunca foi o café e sim a companhia agradavel do meu irmão Wallace Teruel dos meus filhos Bruno Santos e Avner Luiz MoraisSantos e dos amigos Thiago Claro e tantos outros q me motivavam a tomar muito café...
Um bom café e um dedo de prosa é tudo o que um homem precisa. Este foi o legado que meu velho pai me deixou... Ainda hj cultivo o habito do cafezinho e da conversa...
Mas escrever e apontar a xicara o detalhe do tempo meio frio. Isto ha muito tempo se passou... Recentemente escrevi uma musica para homenagear meu pai falando justamente a frase JA NAO HA MAIS CAFÉ.
Os habitos mudam...
Voce que esta lendo vc se recorda de algum habito q tenha deixado de lado???
Pois bem me lembro de um homem na Biblia seu nome PAULO chamado de APOSTOLO DOS GENTIOS... Ele fala de um habito q o perseguia... Ele dizia O que faço eu nao quero... O que eu quero isto eu nao faço. Dando uma alusão de um ciclo vicioso..
Pois é amigos o velho habito do pecado... Que tanto desejamos nos livrar dele... A cada manha nos abraça e nos da bom dia... Nos acompanha no cafe da manha. Para o trabalho e no almoço... A tardinha quando retornamos pra casa ele é nosso companheiro senta confortavelmente no banco do passageiro. Desçemos na porta de casa ele me acompanha. Um beijo nas crianças um afago no cachorro um carinho na esposa e quando vc se senta no seu canto preferido o que tambem e um habito la esta ele com vc.... A ansia por pecar. Esta no ser humano. Ja diz as Escrituras.. Nasci em pecado e em pecado me gerou minha mãe...
Mas este habito tambem pode mudar.
Leia a Biblia.
Fale com Deus.
Seja gentil.
Converta se em um ganhador de almas.
O evangelho de Jesus é bem simples.
Mas nossos velhos habitos nos constrage a complicar o evangelho e criar regras absurdas...
Fuja de sistemas religiosos q engesse sua adoração.
Fuja tambem de sistemas religiosos que permitam q voce adore de qualquer jeito.
Pra tudo ha um limite e como dizia meu sabio tutor TODO EXTREMO É PERIGOSO.
Shalom Adonay
Wagner Teruel
Seu amigo e irmão
www.itsteologia.com.br 

Mulheres irreais

Mulheres irreais
Todos os dias elas estão lá, desfilando diante dos olhos de milhares de pessoas, despertando nos corações femininos uma enorme angústia por não ser igual e, nos corações masculinos, a cobiça de ter uma igual. E elas continuam lá, desfilando todos os dias na televisão, nas revistas, nas ruas, nos shoppings, no trabalho – destilando sensualidade e sexualidade, como se estivessem sempre bem, já acordassem maquiadas, vestidas em saias curtas, blusas decotadas, calças apertadas e, em seus sapatos altíssimos, jamais sentissem dor nos pés. Impressionante!
Impressionante, quem? Essas mulheres? Não!
Impressionante vocês mulheres "normais", que acordam despenteadas, com alguns quilinhos a mais, que ficam de mau humor, não tem fartos seios de silicone nem bumbum pra mostrar, fico impressionado com elas.
Fico imaginando no que essas mulheres pensam, o que elas sentem. Colocam-se a mercê de um mercado machista como simples objeto para o prazer dos homens (que nem conhecem) em troca de dinheiro e destaque. Será que elas não precisam de amor? Amor verdadeiro, com base na real? Será que elas não precisam de carinho e carícias na relação sexual? Pois, em suas poses sensuais, deixam transparecer que sempre estão prontas para uma transa.
Se assim for, são, realmente, mulheres irreais, retocadas por centímetros de maquiagem, esculpidas por horas de academia de ginástica, recheadas de várias gramas de silicone, pela tortura da fome, recortadas por um bisturi objetos sexuais.
Se para um homem amar uma mulher ela tem de ser assim, ou melhor, se transformar em algo assim, que amor é esse? Não é o que se descreve em 1Coríntios 13 nem em Efésios 5.25.
Nosso conceito de beleza e sexualidade precisa ser revisto e com urgência.
Porque estamos, cada vez mais, conceituando beleza e sexualidade feminina de acordo com os modelos atuais que a sociedade nos impõe.
Todas as mulheres são bonitas. Bonitas e sensuais, só pelo fato de ser mulher. Algumas precisam perder uns quilos? Está bem, até porque é prejudicial à saúde. Algumas precisam dar um bom corte no cabelo, sim. Até porque faz bem pra auto-estima. Algumas precisam aprender a se vestir melhor ou usar de vez em quando uma camisola mais sensual, certo! Fazer tudo isto é saudável, dá prazer e causa prazer. É perfeitamente possível a mulher se tornar mais cheirosa, mais cuidada, mais agradável, mas sem obsessão, sem se tornar artificial. O primeiro que deve se fazer para si mesma, mas sempre levando em consideração a aprovação de Deus. A beleza e sensualidade da Sulamita foi bem descrita no livro de Cânticos, mas para apreciação e desfrute no relacionamento com o marido.
Efêmero, banal, artificial ou permanente, importante, real? Que tipo de mulher você quer ser? Mulheres autênticas, felizes, belas e sensuais podem ser reais e estar, não somente ao alcance dos olhos, mas também ao alcance das mãos.
Nunca vimos tantas mulheres morrendo em busca do corpo perfeito, qual a necessidade disto? Auto estima? Ou simplesmente para que o seu esposo fique apenas vidrado em voce? Olha, nada disto é importante o seu marido se importará com voce quando voce for exatamente como voce é.
Lembre-se: “TODO EXTREMO É PERIGOSO”

Texto extraido do livro MULHER VIRTUOSA
www.itsteologia.com.br 

1943-2019 UI QUE MEDO



1943-2019

Entre um ano e o outro apenas um pequenontraço, no portugues hífen.
Esta foi a vida da irma Ermiliana ou como era chamada de Miria.
Voce ja parou pra pensar como a vida e curta... E que nossa passagem pela terra normalmente é desapercebida? Influenciamos poucos. Otimizamos pensamentos de poucos e Negativamos pensamentos de poucos.. Falo assim numa visao cosmologica tendo em vista q somos no mundo mais de 7 bilhoes de pessoas...
Pelo pouco q conheci e soube esta irmã tinha muitos motivos para viver este pequeno traço da vida, triste e cabisbaixa. Ataques psiquicos, emocionais diversos havia sofrido dentro da propria casa... Mas ao contrario na pequena carreira de tres quartos de seculo, ela decidiu cuidar dos 7 filhos com alegria e otimismo.
Destes filhos vieram as noras e o genro... Destes os netos e bisnetos. E todos foram forjados neste legado de otimismo e perseverança.
Deus nos deu uma dadiva que quero chamar de "tracinho de vida" começa a ser marcado na data do nosso nascimento e vai ate a nossa morte.
Como temos aproveitado isto? Se numa visao cosmologica influenciamos a poucos... Ja numa micro visão influenciamos gerações e gerações... Qual a sua influencia?
No futuro quando ja nao estiver eentre os que correm este "hifen da vida" o que falarao de voce?
Sua familia, seu trabalho, seus filhos, seus netos.... Nao estou falando de uma falsa moralização.... Ou de um empreendimento patrimonial que, quando vc terminar sua carreira eles se distanciem por causa da partilha... Não, não. Estou falando do quanto vc foi capaz de sorrir e fazer os outros felizes. O quanto vc foi capaz de estender a mão quando alguem estava caido....
Um ancião, ao dar o testemunho sobre esta irmã chorou ao lembrar que ela juntamente com outras mulheres caminhavam por uma distancia grande para irem cultuarem a Deus em um outro bairro... Neste ancião ela deixou esta marca de companheirismo e amizade o que o fez chorar...
O pastor dela, lembrou da alegria que ela tinha e do quanto gostava de falar. O que nos faz pensar que as circunstancias bao podem fazer vc perder o brilho e a força para caminhar neste pequeno "tracinho de vida"
Sao 3:49 da manhã, perdi o sono entre tantas coisas que estao acontecendo ao meu redor. Mas hoje ao contrário das outras vezes, nao estou triste ou angustiado... Estou encorajado e otimista seguindo os passos frageis e cansados da irmã Ermiliana.... Quando o caixao foi depositado na gaveta, e a parede de cimento foi levantada isolando a querida irma do resto da familia e do mundo... Foi um ato de heroismo grandioso da pequena senhora... Que tinha una frase peculiar...UI QUE MEDO... Ela falava isto pra tudo... Coisas boas e coisas ruins... Mas ali no caixão e depois no cemiterio... Resoluta ela nao falou sua celebre frase... Frase esta que pretendo parafrasear pelo resto do meu pequeno e insigbificante "hifen da vida". Eu decidi enfrentar todas as barreiras e dificuldades dizendo UI QUE MEDO. Porem com a certeza de que Deus ira me ajudar... Para quando chegar o meu dia... Possa tambem resoluto baixar a sepultura com a mesma certeza de Paulo: COMVATI O BOM COMBATE, TERMINEI A CARREIRA E GUARDEI A FÉ....
Deus os abençoe
- (tracinho da vida)
- (hifen de vida)
UIIIII QUEEEEEE MEEEEDOOOOOO

Elimeleque, Noemi, Malom e Quiliom


Elimeleque, Noemi, Malom e Quiliom
Nossa história começa com um jovem casal, o nome dele Elimeleque sua esposa chamava-se Noemi, durante um período de escassez, fome e seca em Israel, o casal decide juntamente com seus filhos descerem para Moabe.

Era um dia de sol, pela manhã com uma brisa suave, Elimeleque vai até os parentes próximos e arrenda suas terras, prática muito comum em Israel, volta pra casa com o dinheiro do arrendamento das terras, albarda os animais, com um beijo suave na testa dos velhos anciãos da aldeia se despede de todos e la se vai, Elimeleque, Noemi, Malom e Quiliom, uma família agora com um pouco de dinheiro nos bolsos, e um coração cheio de sonhos e idéias, ao escrever este texto me lembra as palavras da canção do Gonzagão Asa Branca, acho que não teríamos trilha sonora melhor para descrever esta cena.
“...Quando olhei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu Meu coração...”
Só que havia uma diferença na canção de Luiz Gonzaga e na realidade da Familia de Elimeleque; o nome.

O nome que eles tinham, o lugar que eles vinham traziam consigo a dignidade de uma familia prospera, abençoada mais que decidiram sair da proteção de Deus.

Vamos conhecer um pouco a vida de cada um membro da família?
Elimeleque seu nome significa MEU DEUS É REI, uma afirmação contundente de que o Deus-Rei é o Deus dele, portanto, se o seu Deus é o Rei, haveria mesmo a necessidade de se ter um fundo musical tão triste e depreciativo como a ASA BRANCA?

Um homem de posses da família hezronita, que habitava em Efrata de Belem, viveu no tempo dos Juizes, logo da descendência daquele que viria ser rei em Israel, da descendência de Davi, Salomão, homens marcado por experiências inteligíveis, mais agora, estava indo rumo a Moabe, e o pior, com sua família Belem que significa CASA DO PÃO, uma cena inusitada, a casa do pão estava vazia, não saciava mais a fome, o povo estava carente do pão e não havia, qual o resultado? Descer a Moabe.

Moabe significa TERRA DOS DESEJOS, quem de nós em algum momento não sonhou com a terra dos desejos, onde seus sonhos, seus ideais, tornam-se “realidade”? todos nós mais o que acontece é que a terra dos desejos guardam surpresas nada agradáveis para nós, vem sofrimento, vem dor, vem tristeza, vem constrangimento e por último a morte.
“... é melhor pouco pão e água na terra de Deus, que fartura na terra dos desejos...”
Trazendo para nossos dias, constantemente somos confrontados também com esta mesma realidade, encontramos que estamos em seca na terra do pão, decidimos sair da nossa posição, ligamos nosso ipad, iphone na canção ASA BRANCA, e vamos rumo a terra dos desejos, com uma promessa, de que quando o verde dos seus olhos se espalhar na plantação, eu te asseguro não chore não, eu voltarei, viu meu coração. Mais a pergunta é será que vai dar tempo para o retorno?

E Noemi, quem era? Seu nome significa AGRADAVEL, SUAVE, ENCANTADORA, como pode um homem que tem Deus como rei, uma esposa de nome encantadora abandonar a casa de Deus? Abandonar o altar por falta de pão? Mais a frente seu nome passa a ser MARA que significa AMARGA, pois a vida na terra dos desejos a tornou assim. Noemi uma mulher que tem muito que ensinar as nossas mulheres hoje em dia o que é submissão, ela poderia ter falado, brigado, discutido, esperneado com o marido, porém, o arrendo da terra estava em suas mãos, era necessário sair, era necessário ouvir, e em um momento só, mesmo com os filhos ao seu lado, ela coloca um saco nas costas e sai solfejando a triste canção: Que braseiro que fornalha, nem um pé sede prantação, por falta dágua perdi meu gado, morreu de sede meu alazão.

Seus filhos Malom e Quiliom, quem eram? Filhos de um relacionamento lindo, adolescentes recém formado em seus ensinos médios, dá prazer de lembrar sua iniciação diante do sacerdote, primeiro Malom recitando a Torá como nenhum outro jovem jamais havia declamado, seus olhos castanhos brilhavam pela sede de tornar-se prospero na terra do pão, seria ele o homem que se tornaria o próximo Juiz? Quem sabe? Mais de repente numa noite de frio diante da fogueira que fizeram no quintal, seu pais se aproximam e diz meu filho vou arrendar nossas terras, iremos partir amanhã, seus sonhos de adolescentes, seus ideais, tornaram-se poeira, sua viagem seria sem volta seu próprio nome já diz DOENÇA, sim tirar Malom da casa do pão não era muito inteligente, pois o único lugar onde há cura é na casa do pão, na terra dos desejos vai se  agravar ainda mais a enfermidade, não haverá esperança pra ele, seu irmão Quiliom fica aterrorizado com o fato da mudança, haviam sido criados ali, seus amigos, parentes, estavam todos ali, a escola era perto, o sacerdote estava a postos para receber o recital da Torá, ele havia estado nas montanhas de Gileade, corrido, perto do Jordão, ele sabia o valores daqueles lugares e mais Quiliom significa MORTE, era certo que pra ele só havia uma esperança estar em Belem, estar na casa do pão, lá na terra dos desejos haveria morte na certa, mais o arrendamento das terras estava acertado os valores pagos, o contrato assinado. É hora de ir.


trecho extraido do livro: RUTE A MOABITA
disponivel em www.itsteologia.com.br 


Na gaveta

Um dia assisti um filme que não recomendo para ninguém o nome do filme é ENCAIXOTANDO HELENA, este filme trata sobre um relacionamento possessivo de um médico que amava desesperadamente uma enfermeira ao ponto de sequestra-la e com a experiência cirúrgica, começou tirando as pernas dela, os braços, orelhas etc... desta forma o hábil cirurgião, tinha nas suas mãos a mulher amada que na conquista natural não fora possível realizar.

Parece um filme de terror não é mesmo? De certa forma é, mas pense comigo, quantos homens não fazem a mesma coisa? Tratam suas esposas como um brinquedo que se coloca na gaveta, todas as vezes que voce se sentir na gaveta, voce se sente como um objeto, de valor, guardada, protegida, mas um objeto.

É triste encontrar em pleno século vinte e um mulheres que nunca desfrutaram do prazer sexual, ainda hoje é comum mulheres conversarem com mulheres que nunca tiveram um orgasmo, e quantas mulheres nunca obtiveram as chamadas preliminares e completamente despreparada vão para a cama com seus maridos como um objeto tirado da gaveta.

Ouvem dos seus esposos, a ideia da novela: SE PREPARA QUE HOJE VOU TE USAR.

O homem é um ser incrível, ele é capaz de contruir edifícios, capaz de voar, construir naves espaciais, mas raramente é capaz de ouvir os sentimentos inexprimíveis da sua cônjuge. E por que? Simplesmente porque ela esta na gaveta, entre os outros objetos de valor.

O termo que eu uso na gaveta, é um termo muito corriqueiro, a mulher no seu período menstrual, frequentemente é colocada na gaveta, ela está indisponível, porem, este momento é o mais importante, ela esta complexada, sofrendo com cólicas, inchada, sangrando. É hora do homem tirar da gaveta e colocar ela no peito e cuidar, com carinho e atenção.

Frequentemente as mulheres gostam de chocolates em qualquer época da vida, porem, é no período menstrual que deve ser cuidada com chocolate, ou o que ela mais gostar, é neste momento que ela precisa se sentir valorizada.

Mas o que nós homens fazemos? Sequer um elogio, colocamos na gaveta e esperamos ansiosamente passar este período para falarmos a frase: HOJE VOU TE USAR.

E é exatamente isto que acontece de novo o homem a usa, delicadamente a tira da gaveta emocional, sem prepara-la deita e o mais rápido possível “termina o serviço”, se arruma vira pro canto e desmaia, seu ronco a incomoda, ela esta ligada, ela precisa dele, mas ele já usou e a colocou na gaveta, lentamente, os hormônios vao se esfriando e ela calmamente suspira pensando: “QUEM SABE AMANHÃ SEJA DIFERENTE”.

Minha irmã voce não é um objeto, voce é a criação mais incrível que Deus criou, seu cheiro, sua essência, sua graça, sua paz, e até mesmo sua teimosia, faz de voce um ser inalcançável para nós pobres homens mortais.

Porque simplesmente nós homens, ainda continuamos vivendo nas cavernas, aprendemos com “OS CROODS” o homem falava o novo é mal, o novo é perigoso, estavam a ponto de serem queimados pelas lavas, e ainda assim ele achava que a caverna era o local mais seguro, e quem os libertou? Exatamente uma mulher.

Não estou aqui defendendo o empoderamento exacerbado da mulher, de forma alguma a Bíblia diz que vocês são o vaso frágil, mas o que quero dizer é que voce minha querida irmã não pode simplesmente viver dentro da gaveta, o lugar é seguro, é quentinho, é protegido, mas igual que o desenho DOS CROODS, a lava quente do rancor, de se sentir usada, a lava quente da angustia de não saber o prazer da liberdade no lar, a lava quente da amargura irá te perseguir e destruir sua vida, antes que isto aconteceça, antes que não haja mais esperanças e voce diga assim: “AHHH ELE É ASSIM MESMO”, e o conformismo assole sua vida, saia para fora da gaveta, estenda as mãos e diga: “EIIIII EU ESTOU AQUI.”

Deus tem um proposito para a mulher ela será FIEL ADJUTORA, ou seja, fiel ajudadora, note, não é o homem que ajuda, pois nós homens simplesmente não temos competência para isto, esta é sua função, ajude-nos a entender que voce não deve ficar presa dentro da gaveta.

Ajude-nos a libertar vocês, mais uma vez parafraseando os contos de fadas, nosso apelo no subconsciente é JOGA AS TRANÇAS RAPUNZEL, que complicado não é mesmo? Até para serem libertas vocês tem que se esforçar.

Experimente hoje sair fora da gaveta.

Trecho extraido do livro MULHER VIRTUOSA
já disponível www.itsteologia.com.br


Fora da casinha


Aprendi este termo estes dias atrás com alguns alunos em Curitiba, e conheci uma pessoa em Curitiba que numa hipérbole desconexa e sem sentido, eu afirmo que esta pessoa não é fora da casinha, é fora do bairro inteiro, mas alem do bairro é fora da cidade, já está na BR a 120 km por hora.

É incrível como as mulheres frequentemente saem fora da casinha (não estou bem habituado com o termo) ou vivem fora da casinha.

Numa tentativa desesperada de uma hermenêutica apenas textual, compreendi que a casinha é o lugar de segurança, conformismo, paz, enfim um lugar onde a mulher está convicta nas suas decisões e segura no apoio do lar.

Mas estar fora da casinha, ou viver fora da casinha, num conceito populista de compreensão do verbo SER ou ESTAR, leva invariavelmente ao desiquilibio, neste caso mental, nem tanto social, apenas psíquico.

Nós homens (e espero que nenhum homem esteja lendo este livro) temos a dinâmica de colocar a mulher fora da casinha, é obvio que estou tratando da singularidade de que a mulher seja naturalmente normal, não aqueles casos que já surtam com facilidade.

A falta de comprometimento com o lar, a comodidade familiar, o desarranjo social, e até mesmo a mídia, colaboram e muito para que o homem, leve suas princesas para fora da casinha.

Mais uma vez fazendo alusão aos contos de fadas, frequentemente os príncipes resgatam as princesas dos castelos, ou seja, as tiram para fora da casinha. Esta pratica tão marcante, que parece ser salutar, é triste, pois por vezes os homens as retiram das suas casinhas, porem, não as colocam em um palácio.

Permitam-me explicar melhor, a mulher por mais que more no palácio com os pais e viva no conforto etc... elas querem seus próprios palácios, coisas que por vezes conseguem sem nenhum problema, o que acontece é que mesmo havendo conforto e alimento, os maridos (príncipes) as deixam desconfortáveis, palavras mal faladas, ataques de ordem moral, ignorância, fazem a mulher sair da casinha e se tornar uma verdadeira desvairada, volto a insistir que nem sempre é culpa do homem, as vezes a mulher já vem para o lar com algum tipo de transtorno.

Como identificar? Qual o resultado de “SAIR FORA DA CASINHA? O que fazer?

É bem difícil diagnosticar de forma tão simples, seria uma irresponsabilidade de minha parte, partindo apenas pelo conceito dos temperamentos que são quatro, depois a mescla parental (genes paterno e materno), influencias de segundo grau familiar, e por ultimo uma dose excessiva de informações que realmente, seria leviano da parte de qualquer um tentar a definição sobre a identificação, mas pensando nisto uma das marcas possíveis seria a própria mulher, faça um analise de como voce era na sua infância (fase da inocência), adolescência (fase da curiosidade) e na maturidade (fase de decisões), o que mudou? A resposta está dentro de voce mesma, ninguém jamais poderá assegurar o que acontece com voce que sai tantas vezes fora da casinha, apenas voce.

As mulheres frequentemente beijam sapos pensando que eles serão príncipes encantados, porem, pensem comigo, se ele é sapo, está na lagoa, comendo moscas, minha querida ele não pode ser algo bom para voce. Por que? Simples. Ele está transformado em algo que sua essência não é, de ser humano para um anuro de pele verrucosa, nada de atraente, a inteligência destruída, a aprencia repugnante, mas acima de tudo uma horrenda mascara separa ele da dura realidade.   Por que voce sai fora da casinha? Por mais difícil que seja a resposta é paradoxalmente bem simples voce beijou um sapo querida, ele mora na lagoa, voce mora no palácio, que triste quando o homem se conforma com a condição de sapo, e mesmo depois do beijo acha bonito morar na lagoa, entenda-se morar na lagoa por não crescer emocionalmente, espiritualmente, profissionalmente etc... Por que voce está fora da casinha? Ora minha irmã voce beijou um sapo que até pouco tempo ele comia moscas, não esta acostumado com os manjares do reino, ele come moscas e insetos, que dará para voce comer? E eu não estou falando apenas de alimento físico. Estou falando de alimento intelectual, suporte psíquico, alimento espiritual, etc... E voce se pergunta, por que sempre saio da casinha? Partindo da simplicidade na objetividade, é porque voce colocou esperanças demais em um sapo.

Não estou apelando aqui a flexibilidade da descontinuação matrimonial, de forma alguma, minha reflexão hoje é sobre entender que não há sentido sair fora da casinha porque seu marido não trocou a lâmpada do quarto, pois ele é apenas um sapo beijado.

Voce querida irmã não pode ter aspirações sociais em um homem que não aprendeu a tratar uma dama. E viver para ela, frequentemente nós homens tratamos melhor nossos amigos que nosso lar.

Não surte por pequenas coisas, mas também não banalize, não vale a pena, naquilo que for necessário surte, saia fora da casinha é seu direito, mas não espere compreensão do sapo que está coachando ao seu lado neste exato momento.



Trecho extraido do livro MULHER VIRTUOSA
Já disponível em www.itsteologia.com.br 

A enigmática expressão


A enigmática expressão

Estou escrevendo no dia de hoje, e ouvindo o Arautos do Rei cantando:
Guarda, vê se muito falta
Para o dia alvorecer
Vai a noite ainda alta.
Ou já vem o amanhecer?
-Viajor, ó, sim desperta
Ao romper do Arrebol!
Fica em pé e põe-te alerta,
Eia, pois que surge o Sol

Guarda, vê a luz nascente
Anunciando o jubileu
Alça a Voz, alegremente,
Faz vibrar o próprio céu
Logo os justos falecidos,
Imortais ressurgirão
Ao soar aos seus ouvidos
O clarim da redenção

Guarda, vê a Terra linda,
Frutos, flores, sem rival
Vê o Rei em glória infinda,
Vê o mar como um cristal!
Ouve as harpas, que harmonia!
Houve as hostes a cantar!
Peregrino, que alegria!
Vais em breve para o lar

Talvez esta tenha realmente sido a canção após a quebra do silencio, aguardar a tarde e a manhã do dia primeiro, Deus em sua primorosa sabedoria, prepara seus anjos e servos para o segundo dia.

Por seis vezes esta simpática e um tanto enigmática expressão aparecerá no relato do capítulo primeiro de Gênesis, servindo de marcador para não nos perdermos na agenda da criação.

Por muito tempo fiquei a imaginar porque Deus inspirou o texto deste modo particular: tarde e depois manhã. Na minha limitadíssima capacidade de compreensão eu achava que o correto e mais natural seria falar "e foi manhã e tarde...", já que intuitivamente, entendemos que o dia começa com a manhã e termina com a noite. Simples sem dúvida. Mas muito óbvio também.

Entendo agora que o propósito divino não foi apenas o de nos manter por dentro de Seu roteiro de trabalho, mas também o de compartilhar algo de Seu caráter. Devemos notar que, após cada declaração "e foi tarde e manhã" segue-se a enumeração do dia transcorrido.

A narrativa de Gênesis toma a liberdade de mudar um pouco esta convenção, para estabelecer que o dia anterior estava "oficialmente" encerrado e que um novo se iniciava.

Deus quer nos ensinar que Ele não operou nada durante o turno da noite, ou em outras palavras: a tarde transformou-se em manhã e o dia de ontem foi encerrado.
É claro que "não operou nada" é relativo. O ser de Deus está sempre em continua atividade. Mas fica subentendido que a atividade criadora aconteceu apenas sob a luz do dia, exceto obviamente no primeiro dia, que é quando esta distinção foi estabelecida.

E o que Deus quer mostra-nos de Seu caráter com isto?

Jesus certa vez afirmou "Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar."(Jo.9:4).
Quando Deus organizou o Universo para que a Terra experimentasse períodos de luz e de trevas foi para ensinar que a realidade era uma realidade dividida. Quando a Terra foi criada, como já falamos a rebelião de Lúcifer já tinha acontecido. Ele com seu anjos caídos já perambulava na terra, isto explica a iniciativa divina de estabelecer uma firme divisão entre luz e trevas (Gn.1:4).

Ou seja: Deus que nos mostrar que Ele não faz nada nas trevas. Toda Sua obra é às claras, na visibilidade, sem acobertamento. Não é para menos que um de Seus títulos é "Pai das Luzes" (Tg.1:17).

E é também digno de nota a declaração paulina: "Porque, todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas."(ITs.5:5).




Trecho extraido do livro: E DEUS QUEBROU O SILENCIO
ja disponivel em www.itsteologia.com.br