quinta-feira, 12 de abril de 2012

Graça e Paz Thiago Cortez da Exibir Gospel

Agradeço ter me levado em conta para dirimir questões tão importantes oriundas dos dízimos e das ofertas a Deus, tentarei responde-las a luz das Sagradas Escrituras, e desde já me coloco a sua inteira disposição quanto a foto meu amigo infelizmente não tenho, não por gentileza pegue ai no google, ok basta digitar meu nome, ou então, no Orkut, não sou muito fotogênico kkk.

Primeira Pergunta:
Qual é a função do dízimo? Além da manutenção da igreja, ele pode ser usado para outros propósitos como, por exemplo, a expansão da denominação?
O dízimo é de Deus, foi dedicado e consagrado ao Senhor em Levíticos 27:30 está escrito: “E o dízimo da terra, assim da semente da terra como do fruto das árvores do Senhor é; é coisa dedicada ao Senhor.” Não se podia gastar ou auto emprestar ou então teria que pagar juros.

A Bíblia não ensina que o dízimo seja repartido com os pobres, ou para construções, ou decorações, compra de instrumentos, colégios etc... em Malaquias3:10 nos ensina as Sagradas Escrituras: “Trazei todos os dízimos a casa do tesouro”, no original ao alfolí que é onde se deviam depositar os dízimos.

O dízimo é de Deus, e ele o deu aos levitas como herança perpétua para que se dedicassem de tempo completo no ministério, nas coisas sagradas e no templo, em Números 18:21-26 Deus disse aos levitas: “O dízimo dos filhos de Israel eu tenho dado aos Levitas, por isso o cristão não deve fazer com os dízimos o que bem lhe pareça”.

Em Malaquias 3:8 Deus manifesta muito desgosto com Israel e os trata agora como ladrões porque tomaram do dízimo, lhe reteram e gastaram com outras coisas ou seja com seus próprios deleites, se esqueceram que era um dinheiro alheio e que não lhes pertencia, os dízimos não se podiam gastar eram dos Levitas e dos sacerdotes, o problema foi tão grave que os sacerdotes e os Levitas não tiveram mais sustento e foram para os campos para trabalhar, nas terras de seus familiares pois os mesmos não receberam terras por herança, foram assim por tanto trabalhar de lavradores para seus próprios parentes. (Ne. 13:8-12, Lv. 19:11) Abandonaram o serviço do templo.

Em Malaquias 3:9 Deus amaldiçoa a Israel ao ver o templo abandonado, não a, não se oferecia mais incenso, não se ouvia a leitura da lei, tudo ficou um deserto e tudo por causa da desobediência dos israelitas em não trazer os dízimos do Senhor . A condição da casa de Deus era de ruína e se encheu de imundícias e já não estava mais adequada para ser utilizada; em 2Cr. 29:16 está escrito: “A casa de Deus teve que ser limpa”, e em Neemias 13:8-9 Neemias fez tirar todos os móveis de Tobias e mandou que purificassem e limpassem a casa de Deus e ordenou que os Levitas voltassem as suas funções na casa de Deus e ordenou a todos os israelitas que devolvessem os Dízimos do Senhor.

Malaquias 3:9 o Senhor amaldiçoa aos desobedientes que não traziam os dízimos à casa do tesouro (Alfolí), e quando a maldição chega a uma casa, família, ou até mesmo a uma cidade, país etc... as conseqüências são muito graves, há escassez, enfermidades, transtorno, confusão e ruína espiritual, descuido, desacato, desamor por sua família, e também pela obra de Deus.
Alguns chegam a sofrer problemas mentais em Dt. 28:27 está escrito: “Que pela desobediência o Senhor os ferirá com espírito de loucura”, Dt. 28:15 fala-nos de todos os sofrimentos por causa da desobediência. Estas maldições viram sobre ti e te alcançaram.

Deus sempre tem reservado uma parte para Ele, nós não podemos tomar a parte de Deus em Gn. 2:16-17. Deus disse ao primeiro homem: “de todas as árvores que está no jardim comerás, mas da arvore da ciência do bem e do mal não comereis, porque no dia que comeres certamente morrerás”. O diabo os enganou para tomar a parte que Deus havia reservado para si, as conseqüências todos nós sabemos quais foram.
Em Josué 6:18-19 Deus adverte: “Mas vexeis guardem-se de motim e de tomar da anátema de Jericó, mais toda a prata, ouro, e utensílios de bronze serão consagrados ao Senhor, para que pertença ao tesouro do Senhor”.

Na destruição de Jericó Deus reservou para si todo o ouro, prata e objetos de valor, ninguém podia tocar nestes objetos ou tomar para si. Acã tomou apenas três coisinhas pequenas comparadas as riquezas que sobrariam para o Deus de Israel, que foram 1 lingote de ouro, duzentos ciclos de prata e um manto babilônico muito bom, ou seja real, não sabendo o problema que havia de vir sobre todo o país e também sobre a sua própria família, pois a maldição para um, abrange toda a casa pela desobediência de uma toda a família paga o preço, pois quando desobedecemos a Deus passamos a viver na “dispensação da lei” que é “OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE QUEIMADURA POR QUEIMADURA”. Aquilo que Deus reserva para si nós não podemos tocar (Js. 7:11-19-26).

Em atos 5 encontramos um casal que tomou uma parte daquilo que era de Deus, eles haviam prometido, fizeram um pacto com Deus, mas pensaram que haviam feito um pacto com homens e não com Este que conhece todas as coisas. Pegaram uma parte e levaram a outra, querendo aparentar que levaram tudo, foram castigados severamente. Há cristãos que fazem o mesmo trazendo ao Senhor somente uma pequena parte daquilo que é de Deus, e demonstram que tem trazido tudo e que está em dias com Deus. A bíblia nos ensina: “Não vos enganeis, Deus não pode ser zombado ou enganado (Gl. 6:7)” . A Deus não se pode oferecer fogo estranho de mentira , de hipocrisia ou de maldade Lv.10.

Apesar de que hoje estes textos estão um pouc0o fora de moda e algumas pessoas afirmam que não querem dar dinheiro aos pastores, é necessário que compreendamos que isto é bíblico, o que se faz hoje com os dízimos é anti-bíblico, o investimento em mais congregações, e capacitação de pastores etc... poderia ser bem utilizado o recurso sim.

Segunda Pergunta:
Como o senhor avalia o compromisso das igrejas brasileiras quanto ao bom uso do dízimo? Estamos mais perto ou mais longe dos ensinamentos bíblicos.
Resposta: algumas Igrejas tem desvirtuado o bom uso dos dízimos, frequentemente, lemos sobre abuso destas economias, pastores que tem outras ocupações além de cuidar do rebanho, mesmo assim recebem altos salários para servir a casa de Deus, pregadores que fizeram do púlpito um comércio cobrando verdadeiros absurdos para ministrar a preciosa palavra de Cristo. Por outro lado, o povo que foi chamado para ser ovelha tem se tornado verdadeiros críticos na arte do investimento, algumas igrejas, tem consultores de investimento e tudo isto prejudica o bom andamento da casa de Deus, todos os recursos econômicos que é da Igreja deve ser empregado na própria Igreja. Estamos muito distante do que a Bíblia ensina sobre dízimos e ofertas, o resultado é a descrença, as mensagens de auto ajuda, a promessa de lucro fácil e todas as balelas que temos visto e ouvido nos púlpitos.
QUANDO O PREGADOR AMA MAIS AO OFERTÓRIO QUE AS ALMAS É SINAL QUE A DOENÇA DA GANANCIA JÁ CHEGOU AO CORAÇÃO DELE.

Terceira pergunta:
Há base bíblica para se vincular o ato de dizimar com a certeza da prosperidade?
Resposta: sim base Bíblica o próprio texto de Malaquias nos informa que o próprio Deus iria abrir as janelas dos céus e derramaria bênçãos sem medidas que não teríamos nem mesmo onde guardar: “...Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes; E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos; E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos...” (Ml.3:10-12).
Mais é importante não confundirmos que esta promessa nos leve diretamente a prosperidade sem medidas que se apregoa hoje em dia, DIZIMO NÃO É LOTERIA. As pessoas precisam compreender que o dízimo é uma obrigação do cristão e não somente no Antigo Testamento, isto é extremamente atual. A prosperidade econômica precisa sempre de pelo menos dois fatore: 1 – Fidelidade; 2 – Ação.
Não adianta ser fiel se não trabalha, não se capacita para o mercado de trabalho, se é mal administrador, isto nunca funcionará. Também precisamos compreender que a prosperidade econômica com a fidelidade será dentro de sua realidade, e nunca, fora da sua realidade, se uma faxineira é fiel será sem duvida nenhuma prospera na sua profissão, porem, nunca será uma gerente de banco se não se capacitar, DIZIMOS ABRE PORTAS, ENTRAR POR ELAS É COM VOCE.
Eu creio piamente nas promessas de prosperidade, mais infelizmente alguns lideres estão utilizando estas promessas para cometer o que considero crime de estelionato.

Quarta Pergunta:
Alguns escândalos relacionados ao dízimo têm prejudicado até mesmo obras de evangelização. Como a igreja pode incentivar o dízimo sem escandalizar?
Resposta: Queridos irmãos, os escândalos, são inevitáveis, mais ai daqueles por meio do qual vier os escândalos, sempre na história da Igreja houve e haverá escândalos, porem, o verdadeiro cristão nascido de novo sabe que dizimar, não é para fazer parte de uma sociedade, é investir no reino de Deus, e dar condições para que seja pregada a palavra em todos os cantos do mundo, não acredito que seja uma preocupação em não trazer os escândalos, o povo de Deus deve ser fiel, os líderes que investem os dízimos em suas congregações devem ser transparentes, os pastores que recebem dízimos as suas manutenções devem ser honestos com sua congregação, acredito que transparência é o segredo. A igreja de Deus não tem produtos para vender, não somos um comércio somos uma comunidade onde cada um aporta a sua parte exigida por Deus e como comunidade o povo tem o direito de saber como e onde está sendo investido os recursos. Alguns pastores afirmam que é obrigação do cristão trazer os dízimos e o que eles vão fazer com o dinheiro não é responsabilidade do povo, em certa forma é verdade, mais se queremos evitar os escândalos, sejamos transparentes.

Quinta Pergunta:
O fim da isenção fiscal e, consequentemente, a imposição da prestação de contas nas igrejas não seria um antídoto contra o cenário de descrédito do dízimo?
Resposta:
Não acredito que deva ser a obrigatoriedade de prestações de contas que seria a solução para a crise de credibilidade na Igreja. No cenário político muitas prestações de contas existem, mesmo assim, os desvios de recursos e casos de corrupção são feitos. Algumas igrejas sérias, prestam contas ao povo, e fazem as coisas perfeitas para que o bom nome de Cristo seja engrandecido, eu acredito apenas, que deveria ter um pouco mais de rigor para a abertura de igrejas, no Brasil existem milhares e milhares de Igrejas que sequer documentação eles possuem e com isto gera uma quantidade de situações vergonhosas para o povo de Deus, conheço pessoalmente pessoas que decidiram abrir igrejas para ficarem ricos, um ledo engano, porque o verdadeiro ministro muitas vezes tem que sacrificar seu lar para que o povo seja abençoado, quanto aos “espertalhões” Deus os julgará, no decorrer da historia da Igreja muitos homens se levantaram para fraudar o povo e suas quedas foram conhecidas. PRECISAMOS DE MAIS CARATER E PREPARAÇÃO DOS LÍDERES E MENOS DE LEIS.

Sexta Pergunta:
A salvação do crente é comprometida se ele não dizimar?
Resposta: não acredito que o dízimo salve, mais sim acredito que a não fidelidade traz maldições ao homem, e o homem que não é fiel nos dízimos não pode herdar o reino dos céus. Ser dizimista é dizer com seus atos eu sou comprometido com a causa do evangelho. Estamos vivendo momentos de extrema dificuldade onde preferimos pregar justiça e não misericórdia, eu prefiro pregar a misericórdia, mais também utilizo um lema bíblico muito eficaz, tudo o que o homem semear, isto também colherá, quem semeia pouco colhe pouco, quem semeia muito colhe muito. As vezes semeamos economia e colhemos bênçãos espirituais, de relacionamento. O cristão que não dizima, ainda não teve um encontro com Deus, pois quando se tem um verdadeiro encontro com Deus, considera que tudo o que somos, tudo que temos pertence a Deus.


Atte.

Pr.Dr. Wagner Teruel
Phd.Db.Dee.Mth.Mcr.Thb\Lic
Diretor do ITS
www.itsteologia.net
Pastor do Espaço Pentecostal
www.espacopentecostal.net.br

Nenhum comentário: