quarta-feira, 3 de julho de 2013

O Deus exclusivo




O Deus exclusivo
“...Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus...” (Jo.3:18 ARC)
Tanto se fala de unigênito como sendo igual à filho único, isto é um verdadeiro equivoco, precisamos conhecer a etimologia da palavra para compreendermos o que realmente significa o filho unigênito. Logo, unigênito não é igual a filho único, e sim ÚNICO DO GENERO. Se Jesus o Cristo fosse filho único como o catolicismo ensina, pregando inclusive sobre a eterna virgindade de Maria e ascensão, teríamos que entender que no céu teve que haver uma forma de criação entre um deus e uma deusa para que nascesse um único filho o que seria um absurdo. Unigênito é p único do gênero, e isto quer dizer que nunca houve e nem haverá um ser igual que a Jesus.
A palavra unigênito no grego é MONOGENES, e na divisão etimológica a primeira parte da palavra significa MONO = ÚNICO que nos leva a ser único ou sem igual a segunda metade da palavra é GENAO ou GENES que quer dizer ORIGEM, RAÇA, CEPO, etc....
MONOGENES, portanto, poderia ser interpretado por O ÚNICO DO SEU TIPO, não poderia ter traços paternos ou maternos, a criação não poderia ser feita de máquina ou de alguma formula cientifica criada em um laboratório, não poderia ser um poção mágica, não poderia ser um grito de alerta e o boom do nascimento se faria, teria que ser o ÚNICO DO GENERO manifestando-se aos homens.
Os céus ficariam vazios? A terra seria cheia de sua glória? Os corações incendiariam em vitória? Não nada disso a Bíblia noz diz JERUSALEM O SEU REI VEM MONTADO EM UM JUMENTINHO.
O adjetivo UNIGENITO transmite a ideia, não de derivação ou subordinação, mais sim de unicidade, e de consubstancialidade: JESUS É TUDO QUANTO DEUS, é e somente Ele é assim, o SHEMA nos ensina isto em Deuteronomio 6:4.
Então, se a tradição ÚNICO,  joaninas é lexicalmente sólida para as passagens, visto que, a rigor, UNIGENITO exigiria a presença da palavra grega MONOGENNETOS apresentando a aparente teoria de filho  único, teríamos ainda que compreender a questão de quem é o UNIGENITO conforme o léxico se é JESUS ou se é JESUS CRISTO. E isto faz toda a diferença, porque Jesus indubitavelmente foi unigênito criado em forma única para conter o Deus unigênito. Ou seja, sendo homem era único e o Deus que habitava no homem também é único, assim que Jesus é o homem único e Jesus Cristo é o Deus único, pois não haveria possibilidade de ser manifesto apenas porções de Deus, pois a promessa nos diz que nasceria EMANUEL ,isto é, DEUS CONOSCO, você pode compreender isto?
No seu significado então MONOGENES ser relaciona com estas três áreas:
1 – Existencia e natureza do filho de Deus (Jesus o homem)
2 – A Revelação do Deus único ao homem
3 – A Salvação mediante a fé no Nome do unigênito
Como compreender uma informação tão tremenda como esta? Como assimilar isto?
Jesus não quer que você viva no engano.
1 – A existência e a natureza  do Filho de Deus:
Jesus havia sido prometido a humanidade através do nascimento vrginal, eis que a virgem conceberá e dará a luz a um filho (Is.7:14) cumpre-se cabalmente a profecia através de Maria (Mt.1:21-25; Lc.1:26-38).
Logo, se pensarmos apenas pelos conceitos semânticos e lexicais veremos que Jesus teve um pai e teve uma mãe, o pai de Jesus não era a primeira pessoa da trindade e sim o próprio Espírito Santo, ou seja, no conceito trinitariano a terceira pessoa, que coisa heimm, porem, a natureza do filho não tinha o genes do pecado uma vez que Maria não teve relações sexuais, uma vez que nenhum homem a possuiu a desejou, mais a virtude, ou, o poder, ou, a autoridade do Espírito Santo desceu sobre ela e conseguiu sem esperma, utilizar-se do óvulo de Maria para que nascesse um que era único do gênero. Não haveria possibilidade de fazer exames de DNA pois era um único e  exclusivo gênero humano sim, pois sentia dores, fome, sono, raiva, alegria, porem, nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Cl.2:9).
No livro aos Hebreus ainda nos informa que Jesus era segundo a ordem de Melquisedeque tanto no ministério quanto na genealogia vejamos (Hb. 7:1-18). Ou seja, o ministério levítico não pode salvar o homem, as suas leis, os seus ritos, as suas afirmações, ficaram todas nulas pois a corrupção e o pecado haviam corrompido a lei, porem, Melquisedeque era um sacerdote que não tinha genealogia, sem pai e sem mãe, quando nasce Jesus pode assumir o plano redentivo, pois não era sacerdote segundo a ordem ARONICA (de Arão),  mais segundo a ordem de Melquisedeque (sem corrupção humana).
2 – A Revelação do Deus único ao homem: 
Deus havia prometido ao homem que um dia o homem conheceria toda a plenitude de Deus, pois alguns homens no passado tiveram a mesma chance dos apóstolos em conhecer fisicamente o Deus unigênito.
Abraão tomou café e almoçou com o Deus encarnado e o chamou de Adonay  (Senhor) (Gn.18:1-6)
Moisés teve um encontro com Deus no escritório de Moisés, Deus foi trabalhar com Moisés e Moisés o conhece por EU SOU (Ex.3:13-15)
Manoá teve um encontro com Deus e o conheceu pelo nome de Maravilhoso  (Jz.13:18)
O interessante é que as revelações veterotestamentárias atestam que Jesus o Cristo só poderia ser o Deus do Antigo Testamento, pois o Cristo ficou conhecido como Adonay (Jo.20:28) para seus discípulos como o EU SOU para todo o povo e para os discípulos (Jo.4:26) e o verbete maravilhoso também foi usado ao Senhor Jesus (Is.9:60 o cita como Maravilhoso.
No passado manifestando-se em Teofanias, e nos tempos bíblicos como encarnação corporal através de Maria, hoje aqui neste lugar através do Espírito Santo.
3 – A salvação mediante a fé no nome do unigênito:
Ora, não havia segredos no passado, e hoje também não há, o único motivo para que compreendamos a Monogenes é para saber que ao Nome do Unigênito temos toda salvação.
É por causa do nome do Unigênito que passamos a ser partícipes de sua genes espiritual (Jo.1:12)
É por causa do nome do Unigênito que podemos ministrar a cura
É por causa do nome do Unigênito que recebemos o poder do Espírito Santo
É por causa do nome do Unigênito que somos salvos.
Amigos e irmãos aqui reunidos hoje, não se pode ter compreensão plena da Monogenes sem compreendermos outro adjetivo grego que é AGAPETOS que significa AMADO.
Você só poderá ter o unigênito MONOGENES em você e com você quando compreender que somos AGAPETOS de Deus, amados de Deus, e se somos amados devemos também amar, cumprindo o mandamento que nos diz que devemos amar o nosso próximo para que o UNIGENITO venha viver em nós.
Que linda mensagem o Senhor nos traz hoje até nós só compreenderemos a MONOGENES, quando compreendermos o valor do AGAPETOS.

Nenhum comentário: