terça-feira, 23 de junho de 2015

Quarto capitulo do Livro: OSEIAS MAIS QUE UM PADEIRO


A historia dos nomes da família de Oséias
Jezreel
Bem meus filhos vocês sabem que há muitos anos, Deus me chamou para ser profeta, Jeú o nosso rei, não tem feito o que Deus se agrada, e com isto, a nação passou a ter serios problemas, desta forma quando sua mãe engravidou de você meu filho Jezreel, Deus me mostrou as coisas que as pessoas estão comentando de sua mãe ai na rua q e voces sabem muito bem, não quero vocês maltratando ela, quero que vocês a amem, Deus permitiu isto acontecer por causa da nossa nação, e não por causa da nossa casa. Deus me chamou me levou ao vale de Jezreel e me disse: "Dê-lhe o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel. Naquele dia, quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel"
Por isto, meu filho Jezreel coloquei seu nome assim, e por isto você significa aquele que Deus espalha, através da sua vida, e de seu nome Deus coloca uma profecia implacável sobre Israel meu filho pois Deus estava dizendo que iria espalhar a nação e permitir que sejam levados a cativeiro, mais, da mesma forma que Deus promete espalhar, seu nome também traz uma tradução diferente que é DEUS SEMEIA. Para você ter uma idéia do seu nome deixa eu contar a historia do vale de Jezreel.
O Vale de Jezreel leva este nome da antiga cidade de Jezreel (conhecida em Árabe como Zir'in; em Árabe: زرعين) que estava localizada em uma pequena colina com vista para a margem sul do vale, embora alguns estudantes pensam que o nome da cidade originou-se do nome do clã que a fundou cuja existência é contada na Estela de Merneptá.
As primeiras referências históricas são muito antigas, e pra nós ficou marcada com as guerras do Megiddo e Kadesh, onde os exércitos do antigo Egito dos faraós tentaram subjugarnos. No periodo bíblico, as tribos de Aser, Zebulom e Isaccar detiveram o domínio do vale, a primeira na parte litorânea, a segunda no centro e a terceira na região que chega ao Rio Jordão. Os árabes chegaram no primeiro século da hégira, trazendo com eles o islã. Por ser local estratégico, de passagem de mercadores e viajantes que cruzavam a Palestina histórica, o Vale de Jezreel foi palco de inúmeras batalhas, a exemplo da batalha de Ein Jalut (عين جالوت), não longe do Monte Gilboa, Houve uma batalha sangrenta, os mamelucos lutaram contra os mongóis, que estavam a planejar invadir o Egito.
Também meu filho Jezreel é profético, quando o grande e bom Deus voltar, será no vale de Jezreel que haverá a grande batalha do armagedon, agora parece utópico, mais em breve as nações e povos serão subjugadas pelo nosso Deus.
Mais pai, pergunta Jezreel, isto não é uma fantasia de sua mente pai, olha não me entenda mal, estou com o senhor e sofro com seu sofrimento, porem, é fantástico demais pai, me lembro da minha iniciação junto aos sacerdotes, eles riam de mim, e do senhor, fiquei irado e quase não consegui minha iniciação, mais quando o senhor me falou ao meu ouvido que era para eu me concentrar e descansar em Deus, respirei fundo e consegui minha iniciação. Hoje entendo que meu nome é de suma importância para o final de todas as coisas, quero fazer juz ao meu nome e SEMEAR, pois sei que no tempo de Deus, Ele me retribuirá, obrigado pai, por ser fiel ao Deus dos céus. 
Amem, meu filho mais quero te pedir que nunca se esqueça de cuidar e de zelar por sua mãe, neste momento ela está nos ferindo mais logo ela vai recuperar os seus conceitos e precisaremos estar preparados para receber ela ok?
Agora me da um minutinho, é hora do almoço, sua mãe não tem o que comer lá onde ela está, preciso comprar algum alimento e mandar entregar, sabe o que mais me dói, é ela não saber ou reconhecer que sou eu que levo o alimento pra ela, ela pensa que é alguma outra pessoa. Lo Ruama diz: então deixe-a com fome, onde já se viu ficar pensando que são os amantes dela; ao que Jezreel responde: que isto menina, por mais que meu nome signifique AQUELE QUE DEUS ESPALHA, eu prefiro semear o bem, vai lá pai depois continuamos.

Lo Ruama
Pronto meus filhos mandei um almoço especial pra mãe de vocês, na verdade não tive coragem de ir entregar, pedi pra um garoto levar e ela ficou feliz, o sorriso lindo dela se abriu, ela perguntou pro mensageiro: quem mandou este alimento delicioso, eu estava escondido e espreitando, o menino me entregou e disse pra ela: foi o profeta Oséias e apontou em minha direção, ela olhou colocou um ultimo pedaço na boca, e jogou o almoço no chão e gritou em minha direção: ME ESQUEÇA, NÃO QUERO SABER DE VOCE, DO SEU DEUS DA SUA IGREJA. Sai de lá chorando, as pessoas na rua meneavam a cabeça e diziam: não entendo porque ele insiste com isto.
Pois é papai, insiste Lo Ruama, por que o senhor insiste nesta situação?
A indagação gerou um silencio brutal, olhares de reprovação vieram dos seus irmãos, o pai, se retira pra enxugar as lagrimas, ele não queria que seus filhos vissem ele chorando, e logo retorna.
Sabe minha filha tenho um amor a Deus incondicional, vai chegar um tempo que as pessoas só servirão a Deus se houver resultado, eu nunca fiz isto e nunca farei, minha vida, meu ministério é reconhecido por renuncia, fazer o bem sem olhar a quem e se algo der errado, minha filha, não busco o culpado, eu mesmo me penalizarei, eu mesmo me condenarei, meu advogado, meu conselheiro e meu consolador é o Senhor, por que Ele permitiu eu passar por tudo isto? Não sei mais de uma coisa eu sei.. eu não desisto.
A propósito, depois que Jezreel nasceu sua mãe disse que jamais teria outro filho, por causa da situação que vivíamos eu também pensei é melhor mesmo não termos mais filhos, de repente Deus me deu você, minha intenção era te chamar de princesa, ou de Abigail que você sabe que significa A ALEGRIA DO PAPAI, mais quando você nasceu eu estava indo para registrar seu nome Deus me ordena te chamar de LO-RUAMA, o nome jamais representaria você minha filha pois onde você estiver o pai jamais te abandonará, ou te desfavorecerá, mais você é grande, seu nome representa a atual situação de Israel, você viu que os Egipcios tentaram dominar e no vale de Jezreel nós obtivemos a vitoria? Agora os Assirios estão entrando aqui pelo Reino e Israel e se alojando em Samaria, Damasco está sendo sitiada, e Deus utilizou seu nascimento pra dizer que Israel está desfavorecido de Deus. Nunca pense minha filha que é por causa da nossa situação familiar que você tem este nome, e sim por causa da nação de Israel, em um futuro não muito distante as pessoas chegarão a pensar que são maiores que as suas próprias nações, ou governo, mais minha filha acredite nosso Deus, nossa nação é maior que nós mesmos.
Pai, indaga Jezreel, porque somos mais escuros e Lo-Ruama é branquinha? Já reparou que ela tem cabelos encaracolados e bem claros, nós temos olhos negros, meus amigos me falaram que ela legalmente não é minha irmã, é verdade?
Meu filho, afirma Oséias, desde a concepção de Lo-Ruama até o dia de hoje, tenho ela como minha legitima filha, ela jamais nesta casa ou em qualquer outro lugar deixará de desfrutar dos privilégios da família, para nós, aqui ela é nossa família, aqui em casa ela não é desfavorecida, viva esta verdade e não deixe que nada te abale.

Bem ta na hora de tirar o pão do forno, quem quer um pedacinho de pão, esfumaçando e delicioso? Não é a toa que me chamam de Oseias o padeiro.

Lo Ami
Depois de um delicioso café da tarde com broas de milho, pão sovado, leite, Lo-Ami o caçula fala: Papai e meu nome por que tão feio? Por que tem um tom de desprezo, parece que a maldição do nosso lar caiu todo sobre meu nome.
Verdade meu filho, disse Oséias, seu nome significa: Literalmente significa: “Não-Meu-Povo”, sabe meu filho, as coisas não andam muito em casa, você praticamente foi criado por mim e por suas tias e avós, os vizinhos me ajudam também, pois sempre se aproveitam para vasculhar a nossa vida, quando você nasceu eu pensei este será meu ultimo filho, meu caçulinha, Deus com certeza me permitirá colocar o nome que eu quero, porem, igual que seus irmãos, Deus me ordenou colocar este nome em você lembrando a Israel que era um ponto final, logo toda a nação seria entregue nas mãos dos desprezíveis e vis homens maus. Por isto, voce tem este nome, apesar de toda dor de colocar em você um nome tão negativo, pois eu quero que você entenda que até mesmo um NÃO tem seu lado positivo, quero lhe contar uma historia que vou chamar de:







O Positivo do Não

 “...(Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Ele tinha cinco anos de idade quando chegou a notícia de Jezreel de que Saul e Jônatas haviam morrido. Sua ama o
apanhou e fugiu, mas, na pressa, ela o deixou cair, e ele ficou manco. Seu nome era Mefibosete.)...” (2Sm.4:4 NVI)

Não, palavra negativa, palavra que exprime uma negação, de modo nenhum, se adicionarmos o verbete Não a um substantivo, adjetivo, ou verbo, teremos então uma prerrogativa de ausência, privação.

Como você encara quando recebe um não? Como você age?

As vezes o não é também sentido de falsidade, quantas vezes você disse sim, quando na verdade queria dizer não. Quando não podemos dizer não é porque não sabemos nem podemos distinguir qual é a nossa prioridade na vida, para onde estamos indo e qual é o nosso objetivo.

O não é necessário e devemos aprender a dizer com paz no coração, podemos, e, está permitido dizer não. Dizer não muitas vezes é sinônimo de saúde mental. Sem ódios, nem broncas, nem em maus tons podemos sim, dizer não.

1 – O poder das palavras sim e não:
Quando alcançamos a maturidade para compreender a negativa como uma afirmativa, logo, conseguiremos agregar ao nosso comportamento um esvaziamento psíquico tão positivo que nos sentiremos bem mais leves.
Como você tem andado com suas palavras? Sempre digo pra minha esposa que ela pega carga maior que pode suportar por causa do Não, ou melhor, por não saber dizer não.
O sim e o não fazem parte da negociação, quando você escolheu a roupa para vir ao culto teve que dizer obrigatoriamente um sim para a roupa que você está usando e um não para a que você pegou e desistiu de usar ela na ultima hora.
O sim e o não determinarão sua posição de liderança, autoridade e controle de sua própria vida.
Logo, dizer não, é esvaziar-se é negativar o receptor, porem, é uma afirmativa para você que poderá ter sua mente livre, agora não seja com isto um negativo absoluto, sim e não falarão de você de suas convicções, sim e não ditos sabiamente no tempo certo farão com que você evite uma enormidade de conflitos e problemas, porem, se viver na negativa estará se distanciando cada vez mais e mais do sucesso.

‘2 - O que peço é o que eu recebo?
Nas negativas quase sempre sofremos, queremos receber algo, porem, recebemos totalmente o contrario e nos perguntamos por que será que o que eu peço não recebo? E a resposta pode ser: Por causa do Não.
É muito comum ver pessoas que não conseguem ser felizes porque não expressam diretamente o que querem, ou, o que pensam, pedem desejam, porem, não são específicos e desta forma perdem a oportunidade da benção.
Paz, saúde, amor, felicidade, dinheiro, não são desejos ruins, mais são indefinidos, não passam de metas abstratas impossíveis de avaliar, e, é ai que vem a frustração.
Quando você for pedir precisará ser especifico, não seja um embromador, caso contrario receberá um não extremamente negativo, se você pedir especificamente poderá receber um não também, porem, ele não será negativo, pois quando Deus não nos dá o que queremos, Ele está nos preparando algo melhor.
Vejamos a vitimização de falar, pedir e negar:

2.1 Vitimando-se: são as pessoas que em lugar de pedir da seguinte forma: Você me compra um sorvete, ela diz: Estou aqui a horas trabalhando, morrendo de calor e ninguém faz nada por mim. Esta forma de vitimização não conseguirá que alguém lhe ajude, da mesma forma orar a Deus pedindo desta forma, simplesmente será impossível receber a benção de Deus. Talvez você se pergunte e qual o problema de falar assim? A resposta é bem simples, é que a maioria de nós sempre temos a ideia da inferioridade, e desta forma, a vitimização nos acolhe, um não neste momento será exatamente o que merecemos, porem, não o que precisamos ouvir, por outro lado a pessoa que vai negativar sua ação não sabe disto, desta forma precisamos, pensar como meu irmão reagirá frente minha fala?

2.2 Sendo Enroladores: são aqueles que não dizem as coisas diretamente. Por exemplo: em lugar de indicar aos outros que gostaria de receber uma visita do pastor, dão milhares de volta para dizer que estão se sentindo sozinhos.

2.3 Adoecendo ao falar: é o caso típico das pessoas que ficam doentes quando estão atravessando algum tipo de problema ou uma dificuldade. São as que não conseguem colocar em palavras as emoções, neste caso seus corpos acabam falando por elas, e de fato ficam doentes, mais doentes da alma.
“...A emoção é o que eu sinto agora, o sentimento é o que venho sentindo há muito tempo...” (Bernardo Stamateas)

3 – Os nãos que curam:
“...Um não pronunciado com a mais profunda convicção é melhor e maior do que um sim enunciado com o proposito de agradar ou o que é pior, de evitar um problema...” (Mahatma Gandhi)
Para termos mais saúde, mais sucesso e principalmente paz, devemos dizer Não a determinados fatos e a certos tipos de pessoas.
William Ury cita: “...A arte de liderar não está em dizer sim, mais em saber dizer não...”. muitas vezes não conseguimos dizer não quando desejamos fazer e sabemos que deveríamos.
Para superar esta situação devemos:

3.1 Não idealizar ninguém: ao idealizarmos outra pessoa, estando colocando-a em um papel superior enquanto nos diminuímos, tornando-nos assim mais vulneráveis e ficamos expostos para que o outro possa nos ferir. Se nos conectamos com outras pessoas (qualquer que seja o lugar que essa pessoa ocupe), deve ser de igual para igual, porque se colocar acima de, é um ato de soberba, e debaixo de habilita a que os outros possam nos humilhar. Devemos recordar que todos viemos do mesmo tronco, e, portanto, merecemos as mesmas oportunidades.

3.2 Não reagir mal diante das palavras das pessoas: há palavras que chegarão para ferir-nos e provocar uma reação a essa mensagem que transmitem. As pessoas que pronunciam estas palavras se chamam em psicologia, tóxicas.

Concluindo: as vezes o não é um sim, e um sim é um não, você precisa saber o que dizer, se sim ou se não.

Por isto meu filho seu nome é o que representa O não de Deus, mais agora é hora de descansar logo mais teremos culto e o dia será cheio amanhã, novos leões e ursos para destruirmos, e sei que posso contar com vocês não é mesmo?



Nenhum comentário: