sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Uma geração sem heróis

Uma geração sem heróis


“...E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos; As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra...”
(Hb.11:32-38)

A bíblia é um livro de Heróis. Estudando a história de Israel nós descobrimos que toda vez que Deus encontrou a nação envolvida em ruínas, havia ausência de heróis. Os heróis são montes exponenciais que nos fornecem norte, estímulo e exemplo de como podemos alcançar aprovação de Deus. .                                                                                                   Eles vencem gigantes como Davi, libertam o povo do duro julgo da
escravidão egípcia e vencem desertos para alcançar a terra prometida como Moisés, vencem perdas injustificáveis, doenças desconcertantes e conselhos malignos da esposa como Jó. Heróis como José que enfrentou com bravura a tentação de dormir com a esposa do seu senhor para guardar sua fidelidade a Deus, pagando por isto o alto preço de ser preso por falso testemunho.

Conhecemos vários nomes de homens que incendiaram o mundo através da Palavra de Deus, ouvimos o nome deles sendo falado como se fossem grandes heróis, e de fato são. Martinho Lutero, João Wesley, Hudson Taylor, Carlos Spurgeon, Dwight Lyman Moody e muitos outros, foram homens que de certa forma impactaram a sua geração, mudaram o rumo e abriram portas para o cristianismo. Esses homens foram Heróis de suas gerações.

Vimos alguns pregadores aparecendo no cenário evangélico nacional realizando obras maravilhosas, onde o amor e a paixão pelo Senhor Jesus se manifestava em suas pregações, quando almas se convertiam e milagres aconteciam em muitas regiões do Brasil.

Mas o tempo passou e muitos perderam a visão pura do Evangelho e se contaminaram com ambições terrenais, pois os inimigos dos obreiros: a grana, a cama, a dama e a fama obtiveram vitória sobre eles que caíram e fracassaram na chamada de serem referenciais, exemplos, ou seja, heróis de nossa geração.

Nós estamos no meio de uma geração sem heróis na igreja. Nossos líderes nos abandonam com facilidade, a vida profissional sobrepuja a espiritual, o interesse nos rendimentos auferidos já materializou muitos pastores. Fomos envergonhados pelo o adultério e pelos escândalos de muitos.
Muitos dos líderes pentecostais que espalharam o fogo divino pela nossa nação hoje são autênticos bombeiros que com a água do mau testemunho apagam o fogo divino que espalharam um dia. O espírito que nos move a tratarmos deste assunto não é o de alegria porque
nossos irmãos caíram, não podemos nos alegrar com a queda dos nossos irmãos.

Estamos movidos pelo espírito da vergonha e choramos para que Deus levante outros heróis que possam conduzir nossa geração em triunfo.

Hoje vamos chorar juntos a ausência dos Heróis na nossa geração.

Quais são as principais características, em sua opinião, que um Herói desta geração deveria ter?

Acredito que os Heróis de todas as gerações tinham um coração totalmente rendido a Deus e aos Seus princípios, eram homens de oração, homens que não tinham medo de renunciar a vida por amor à Palavra. Entendo que os Heróis são apaixonados por aquilo que fazem, como se um fogo queimasse dentro deles e essa chama jamais fosse apagada.

Para mim, os Heróis desta geração não possuem super poderes, eles possuem super joelhos que se dobram diante do Pai e um super coração que vive rendido ao chamado. Os Heróis desta geração possuem uma identidade que está em Jesus e o seu futuro está nas mãos dEle.

Estamos sentindo a ausência heróis na nossa geração, conhecemos a características do nosso Deus, vamos confessar os pecados da nossa geração para reverter a grave crise de credibilidade, de santidade e de obediência aos valores de Deus que mudaremos o quadro.

Deus me deu o privilégio de viver perto de muitos heróis de minha geração. Aprendi as Escrituras Sagradas com eles, aprendi com seus exemplos e com suas experiências na Obra de Deus. Que tempo maravilhoso! Eram homens simples e totalmente dedicados e consagrados ao Senhor. Eles foram referenciais para a minha vida ministerial.

Muitos deles já estão na gloria com Cristo e outros ainda vivem. Agradeço a Deus por suas vidas abençoadas pois eles  eram e são meus "heróis" pois influenciaram a minha vida. 

Agradeço ao meu Senhor, pela vida de meu pai Luiz R. dos Santos, os pastores que me deram apoio ao meu ministério, mas faço menção de um que ainda vive e é um grande exemplo para todos nós...

Nenhum comentário: