quinta-feira, 11 de abril de 2013

O Positivo do Não



O Positivo do Não
“...(Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Ele tinha cinco anos de idade quando chegou a notícia de Jezreel de que Saul e Jônatas haviam morrido. Sua ama o
apanhou e fugiu, mas, na pressa, ela o deixou cair, e ele ficou manco. Seu nome era Mefibosete.)...” (2Sm.4:4 NVI)
Não, palavra negativa, palavra que exprime uma negação, de modo nenhum, se adicionarmos o verbete Não a um substantivo, adjetivo, ou verbo teremos então uma prerrogativa de ausência, privação.
Como você encara quando recebe um não? Como você age?
As vezes o não é também sentido de falsidade, quantas vezes você disse sim, quando na verdade queria dizer não. Quando não podemos dizer não é porque não sabemos nem podemos distinguir qual é a nossa prioridade na vida, para onde estamos indo e qual é o nosso objetivo.
O não é necessário e devemos aprender a dizer com paz no coração, podemos, e, está permitido dizer não. Dizer não muitas vezes é sinônimo de saúde mental. Sem ódios, nem broncas, nem em maus tons podemos sim, dizer não.
1 – O poder das palavras sim e não:
Quando alcançamos a maturidade para compreender a negativa como uma afirmativa, logo, conseguiremos agregar ao nosso comportamento um esvaziamento psíquico tão positivo que nos sentiremos bem mais leves.
Como você tem andado com suas palavras? Sempre digo pra minha esposa que ela pega carga maior que pode suportar por causa do Não, ou melhor, por não saber dizer não.
O sim e o não fazem parte da negociação, quando você escolheu a roupa para vir ao culto teve que dizer obrigatoriamente um sim para a roupa que você está usando e um não para a que você pegou e desistiu de usar ela na ultima hora.
O sim e o não determinarão sua posição de liderança, autoridade e controle de sua própria vida.
Logo, dizer não, é esvaziar-se é negativar o receptor, porem, é uma afirmativa para você que poderá ter sua mente livre, agora não seja com isto um negativo absoluto, sim e não falarão de você de suas convicções, sim e não ditos sabiamente no tempo certo farão com que você evite uma enormidade de conflitos e problemas, porem, se viver na negativa estará se distanciando cada vez mais e mais do sucesso.
‘2 - O que peço é o que eu recebo?
Nas negativas quase sempre sofremos, queremos receber algo, porem, recebemos totalmente o contrario e nos perguntamos por que será que o que eu peço não recebo? E a resposta pode ser: Por causa do Não.
É muito comum ver pessoas que não conseguem ser felizes porque não expressam diretamente o que querem, ou, o que pensam, pedem desejam, porem, não são específicos e desta forma perdem a oportunidade da benção.
Paz, saúde, amor, felicidade, dinheiro, não são desejos ruins, mais são indefinidos, não passam de metas abstratas impossíveis de avaliar, e, é ai que vem a frustração.
Quando você for pedir precisará ser especifico, não seja um embromador, caso contrario receberá um não extremamente negativo, se você pedir especificamente poderá receber um não também, porem, ele não será negativo, pois quando Deus não nos dá o que queremos, Ele está nos preparando algo melhor.
Vejamos a vitimização de falar, pedir e negar:
2.1 Vitimando-se: são as pessoas que em lugar de pedir da seguinte forma: Você me compra um sorvete, ela diz: Estou aqui a horas trabalhando, morrendo de calor e ninguém faz nada por mim. Esta forma de vitimização não conseguirá que alguém lhe ajude, da mesma forma orar a Deus pedindo desta forma, simplesmente será impossível receber a benção de Deus. Talvez você se pergunte e qual o problema de falar assim? A resposta é bem simples, é que a maioria de nós sempre temos a ideia da inferioridade, e desta forma, a vitimização nos acolhe, um não neste momento será exatamente o que merecemos, porem, não o que precisamos ouvir, por outro lado a pessoa que vai negativar sua ação não sabe disto, desta forma precisamos, pensar como meu irmão reagirá frente minha fala?
2.2 Sendo Enroladores: são aqueles que não dizem as coisas diretamente. Por exemplo: em lugar de indicar aos outros que gostaria de receber uma visita do pastor, dão milhares de volta para dizer que estão se sentindo sozinhos.
2.3 Adoecendo ao falar: é o caso típico das pessoas que ficam doentes quando estão atravessando algum tipo de problema ou uma dificuldade. São as que não conseguem colocar em palavras as emoções, neste caso seus corpos acabam falando por elas, e de fato ficam doentes, mais doentes da alma.
“...A emoção é o que eu sinto agora, o sentimento é o que venho sentindo há muito tempo...” (Bernardo Stamateas)


3 – Os nãos que curam:
“...Um não pronunciado com a mais profunda convicção é melhor e maior do que um sim enunciado com o proposito de agradar ou o que é pior, de evitar um problema...” (Mahatma Gandhi)
Para termos mais saúde, mais sucesso e principalmente paz, devemos dizer Não a determinados fatos e a certos tipos de pessoas.
William Ury cita: “...A arte de liderar não está em dizer sim, mais em saber dizer não...”. muitas vezes não conseguimos dizer não quando desejamos fazer e sabemos que deveríamos.
Para superar esta situação devemos:
3.1 Não idealizar ninguém: ao idealizarmos outra pessoa, estando colocando-a em um papel superior enquanto nos diminuímos, tornando-nos assim mais vulneráveis e ficamos expostos para que o outro possa nos ferir. Se nos conectamos com outras pessoas (qualquer que seja o lugar que essa pessoa ocupe), deve ser de igual para igual, porque se colocar acima de, é um ato de soberba, e debaixo de habilita a que os outros possam nos humilhar. Devemos recordar que todos viemos do mesmo tronco, e, portanto, merecemos as mesmas oportunidades.
3.2 Não reagir mal diante das palavras das pessoas: há palavras que chegarão para ferir-nos e provocar uma reação a essa mensagem que transmitem. As pessoas que pronunciam estas palavras se chamam em psicologia, tóxicas.
Concluindo: as vezes o não é um sim, e um sim é um não, você precisa saber o que dizer, se sim ou se não.

Nenhum comentário: