domingo, 28 de fevereiro de 2021

Se o meu povo


 

Se o meu povo...

“...o Senhor lhe apareceu de noite e disse: "Ouvi sua oração, e escolhi este lugar para mim, como um templo para sacrifícios; "Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra; De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar; Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e meu coração nele sempre estarão; "E se você andar segundo a minha vontade como fez seu pai Davi e fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas leis, firmarei o seu trono, conforme a aliança que fiz com Davi, seu pai, quando lhe disse: ‘Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel’; "Mas, se vocês se afastarem de mim e abandonarem os decretos e os mandamentos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e adorá-los, desarraigarei Israel da minha terra, que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Farei que ele se torne motivo de zombaria entre todos os povos; E embora agora este templo seja imponente, todos os que passarem por ele ficarão espantados e perguntarão: ‘Por que o Senhor fez uma coisa dessas a esta terra e a este templo? ’ E a resposta será: ‘Porque abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os tirou do Egito, e se apegaram a outros deuses, adorando-os e prestando-lhes culto; por isso ele trouxe sobre eles toda esta desgraça’" (2 Cr. 7:12-22 NVI)

Introdução: chegamos diante de um texto poderoso, onde muitos grandes pregadores tem pregado e dissertado sobre o assunto, eu não acredito que eu tenha uma revelação extraordinária do texto, eu creio que você já leu isto, mas nunca percebeu a importância desta resposta de Deus.

Algumas coisas precisamos entender sobre o texto: entre o versículo 11 e o versículo 12 não foi imediatamente ouvida a resposta de Deus, deve ter demorado aproximadamente seis meses para que Deus respondesse a Salomão. Esta primeira verdade precisa estar em nossos corações mais do que nunca em meio a esta pandemia. O tempo de uma resposta é de Deus, sempre será Ele quem conduzirá o tempo para nos responder, e mesmo que não haja uma resposta direta, esta deve ser entendida como resposta.

Outra verdade que pode chocar nossos irmãos que está nos assistindo hoje, é que o termo POVO QUE SE CHAMA PELO MEU NOME, está no singular, apesar de que povo poderia ser entendido como todos os povos, mas o termo está no singular, portanto, é imprescindível entendermos que esta resposta de Deus é apenas para seu povo, ou seja, para o povo do NOME.

A terceira verdade deste texto está em que Deus apresenta duas condições para a nação de Israel, e por conseguinte para sua Igreja uma vez que estamos tratando sobre o Templo e o local de adoração do único Deus. E as condições são apresentadas para um perdão nacional e a consequência caso não busquem o perdão, e a segunda condição é para que o povo possa desfrutar as bençãos do Senhor e também quais as consequências negativas caso o homem não desfrute das bençãos do Senhor. Ora, podemos então afirmar que tanto perdão como benção partem da parte de Deus mas a busca para tais situações partem do homem, mas não qualquer homem, o homem que se chama pelo NOME.

Uma outra situação que precisamos entender antes de entrarmos no tema é que o texto está falando da edificação, consagração e resposta de Deus ao Templo. Logo o Apostolo Paulo fala que nós somos o templo, quero nos próximos dias falar sobre os templos onde Deus habitava e onde habita atualmente, aguardem.

1 – Ouvi a tua oração e escolhi este lugar para sacrificios: duas coisas impressionantes acontecem aqui:

1.1       Ouvi tua oração: será que Deus ouve a oração de qualquer um? Será que ainda estamos nos comparando a jumenta de Balaão? Será que nossa oração tem tocado os céus e Deus tem nos ouvido? Será que nós como o povo do Nome permitimos que qualquer um ore na nossa cabeça?

1.2       Escolhi este lugar para sacrifícios: Deus havia falado para Davi que ele não iria construir um lugar de sacrifícios mas que seu filho o faria, é obvio que a principio entende-se como sendo Salomão, mas também é preciso entender como uma mensagem Messianica apontando que o Messias seria o edificador de altar de sacrifícios, Deus fez uma escolha, este seria o local para os sacrifícios. Temos sido nos o local de sacrifício, ou somos apenas um local de demonstração de religiosidade? O que significa sacrifício? Bem sacrifício significa oferta feita a divindade, pessoas ou coisas sacrificadas.

Você querido irmão é o templo do Espirito Santo, mas também é o sacrifício, o que você tem feito? Apenas o suficiente?

No  versículo treze vem algumas das catástrofes inevitáveis que aconteceriam para a Nação de Israel e para a Igreja do Senhor, e estas catástrofes elas tem por promessa caso Israel e a Igreja abandone o sacrifício, ahhh meus irmãos é de suma importância que possamos, rever nossas atitudes como cristãos.

As catástrofes seriam:

A)   Terra abandonada

B)   Templo profanado

Mais que nunca precisamos reconhecer que algumas coisas acontecem simplesmente porque abandonamos a terra, neste caso aqui o local de adoração, abandonamos o primeiro amor, a mentira do século XXI é que as pessoas creem que podem servir a Deus dentro das suas casas, e desta forma tem profanado o Templo do Espirito Santo, com heresias culturais, com textos fora de contextos, com cultos que enojam a Deus, feitos no conforto dos seus lares. Quer fazer um teste rápido? Quanto tempo você não chora na presença de Deus? Nas suas reuniões tem menos de cinco minutos de oração e logo já desencadeia o retete e as falsas profecias? Dando lugar ao espirito religioso? Quanto tempo faz que você não sente o gozo do Espirito Santo em sua vida? Será que o povo que se chama pelo NOME, não está conseguindo perceber que este falso culto, somente tem profanado o templo? Uma coisa são os dualistas e triteístas fazerem esta MACUMBA GOSPEL, mas outra coisa é bem mais grave quando o povo do NOME, insiste nesta falsa religiosidade, Deus não está nestas coisas. Profetas parem de profetizar, cantores parem de cantar, pregadores parem de pregar. E venham a verdadeira humilhação.

2        – Se o meu povo que se chama pelo meu NOME: aqui começa o principio da separação.

2.1       Se o meu povo: Deus não tem compromisso e nem acordo com outros povos, é hora do povo do NOME entender que só há um povo de Deus, só há uma fé, quando isto é desvalorizado, nós profanamos o Templo, se você é o povo de Deus, você tem o nome de Deus, ser o povo exclusivo e adquirido de Deus é o melhor que podemos ter recebido de Deus, porem, a responsabilidade por ser povo de Deus é enorme, é este povo que clama, é este povo que é ouvido, é este povo que pode entrar no santo dos santos.

2.2       Que se chama pelo meu Nome: poucas coisas me preocupam tanto como o povo do nome andar de mãos dadas com outros povos, você já se perguntou porque não estamos sendo perseguidos? Ao longo da historia do povo do NOME, sempre fomos perseguidos e porque isto não acontece hoje em dia? Simples não estamos nos posicionando como povo do NOME. Deus somente tem compromisso com o seu povo que tem o seu NOME, não tem compromissos com os demais

Alguns cristãos estão distribuindo a imagem do carnaval do ano passado dizendo que a conta esta chegando, pode ate ser, mas Deus não tem compromisso com outras religiões, Deus não tem compromisso com movimentos dualistas, trinitários ou politeístas, Deus não tem compromisso com budistas, mulçumanos, católicos etc.... Deus só tem compromisso com o povo do NOME.

Mas o certo é que estamos vivendo um momento de caos nacional, o que fazer?

A)   Reconhecer que somos nós o povo do NOME, quem temos que falar com Deus;

B)   Reconhecer que somos nós o povo do NOME, quem podemos entrar com ousadia no Santo dos Santos, e,

C)   Agir como Deus quer

Como Deus quer que o povo do NOME, passe a agir?

3.1 Se humilhar: vivemos um momento de arrogância espiritual, nós o povo do NOME nos estribamos no fato de termos recebido a revelação do NOME DE DEUS, e com isto nos tornamos arrogantes e prepotentes, a catástrofe está ai por nossa culpa, a profanação deste templo que sou eu está ai por nossos próprios pecados, mas o que é humilhar? No nosso português é um transitivo direto e pronominal, só esta definição já deveria ser o suficiente para entendermos, mas alguns sinônimos poderão nos ajudar:

Humilhar é: tornar-se desacreditado (o contrario do que buscamos hoje em dia não é mesmo?);

Humilhar é: ser mal afamado (quem quer ter má fama, quando nossa conversa é não discuto religião, escutei estes dias um crente falar, onde trabalho sequer digo que sou cristão, quanto mais unicista)

Humilhar é: vexar-se (não as pessoas nos vexar mas nos mesmos nos vexarmos);

Humilhar é: rebaixar-se (novamente não que as pessoas irão nos rebaixar, mas nos mesmos iremos nos rebaixar

Vamos juntos fazer uma oração agora mesmo? Ai onde você está?

3.2 Orar: esta é a marca só há um povo que pode orar, não demonstração hipócrita de fariseismo mas uma oração de reconciliação. Parece ser que perdemos tão a noção do que é servir a Deus que se faz pertinente a pergunta: MAS AFINAL O QUE É ORAR?

Orar a Deus deveria ser uma coisa simples; porem, poucos assuntos precisam de mais esclarecimentos do que a oração. Há muitos conceitos errados sobre a oração por causa do misticismo e da superstição que acometem o ser humano (não somente os brasileiros), por falta de mais conhecimento bíblico sobre o assunto e por causa de ideias equivocadas que as pessoas têm sobre Deus. Seguem alguns pontos sobre oração que penso que são fundamentais e também relevantes para nós hoje. Estou pressupondo o básico: quem vai orar acredita que Deus existe e que Ele recompensa os que o buscam (Hb 11.1-2 e 6).

 

1 – Orar é basicamente apresentar a Deus, nosso arrependimento e humilhação

2 – Orar é invocar o nome de Jesus

3 – Orar é renunciar nossos direitos e nossas justiças

 

Ohh queridos o quão distantes nos o povo do NOME estamos da verdadeira oração? Não passamos de adolescentes rebeldes que falamos com nosso Pai de forma ignorante e sem respeito. Hoje Ele está nos chamando a prestação de contas.

 

3.3 Buscar a minha face: acho que este é um dos caminhos mais difíceis para o povo do NOME hoje em dia, pois colocam nos seus púlpitos trinitários para pregar, profanam os altares com eventos humanos, buscam a face de Deus com rituais pagãos suas ofertas são mesquinhas, seus dízimos são de acordo com seu humor, é hora de irmos até o monte Carmelo junto com o profeta Elias e aprendermos que antes do sacrifício vem o conserto do altar, o que Deus me mandou dizer ao Povo do NOME é que precisamos consertar nosso altar que está em ruinas, buscar a face do Senhor deve ser um ato, de humilhação e boca no pó.

 

Buscar a face do Senhor é:

1 – Buscar sua presença;

2 – Buscar a face fala de reconhecer o caráter e a personalidade de Deus;

3 – Buscar a face de Deus é reconhecermos sua santidade que as vezes nós obscurecemos pelo nosso carater;

4 - Buscar a face do Senhor é entrega de corpo, alma e espirito

5 – Buscar a face do Senhor é ser um verdadeiro adorador, de tal forma que seja encontrado por Deus

6 – Buscar a face do Senhor é conhecer o Seu caráter e desejar ter o mesmo caráter, é garantir a presença de Deus em nossas vidas.

 

3.4 Se afastar dos seus maus caminhos: mas uma vez o texto nos mostra que este povo santo do NOME, tem andado por caminhos errados, caminhos que não agradam a Deus, caminho que levará a inevitável destruição, logo queridos irmãos é necessário entendermos que este texto é para nós unicistas que temos andado segundo nossas próprias concupiscência, temos nos tornado judeus colocando tallit, colocando kpar e nos apresentando como verdadeiros fariseus, mas Deus nos chama para nos afastarmos deste caminho.

Como nos afastaremos deste mal caminho?

É impressionante como o texto que estamos estudando, nos mostra um Deus que nos escolheu mas que exige de nós que reconheçamos a necessidade de voltarmos pelo caminho antigo.

Mas onde estão os caminhos antigos?

Bem em Jeremias 6:16 nos diz que temos que perguntar pelos caminhos antigos, mas por que? A resposta é bem mais simples do que imaginamos, simplesmente porque:

a) Porque as novas são enganosas. O modernismo e o mundanismo têm penetrado em muitas igrejas, levando muitos a se desviarem das veredas antigas da simplicidade, da oração, da santidade e fidelidade à doutrina bíblica.

b) Porque as novas estão corrompendo o santo caminho – “E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco” (Is 35.8).

c) Muitos estão trocando as Escrituras pelos ensinos de homens e doutrinas de demônios, fazendo tropeçar os que antes andavam no caminho de Deus – “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência” (1 Tm 4.1,2).

Quais são os caminhos antigos?

a) Aquelas trilhadas pelos patriarcas, profetas e apóstolos. É o caminho do altar de oração, da comunhão com Deus e da santificação, percorrido por Abel, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Elias e outros.

b) São os caminhos aspergidos com o sangue do Cordeiro. Muitos estão trocando a aspersão do sangue de Jesus pelos prazeres do mundo.

Por que devo andar nos caminhos antigos?

a) Porque foram santificadas com o sangue de Jesus. Todos os que andam nelas são justificados e perdoados de todos os pecados – “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1.7).

b) Porque elas têm a Palavra que satisfaz. Nelas aprendemos a verdade e não as fábulas do mundo “Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé” (1 Tm 1.3, 4). c) Porque têm o poder do Espírito Santo para santificar. Os ensinos da Palavra e os altares da oração e consagração a Deus santificam o crente e o afastam do mundanismo e do pecado. “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3).

d) Os construtores de novas veredas não têm e nem dão lugar ao Espírito que santifica; não têm a alegria e nem o poder espiritual dos que têm o Espírito Santo. São árvores secas, só têm cascas – “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).

 

Após entendermos o que precisamos fazer é importante também entendermos o que Deus fará por nós. Deus sempre tem recompensas para os seus:

 

4 – Dos céus o ouvirei: perdoem-me a redundância, mas o artigo O está novamente no singular apontando que Deus só ouvirá uma única e exclusiva classe, ou seja, O POVO QUE SE CHAMA PELO NOME.

Irmãos nossa mudança deve ser radical, a ponto que desde os céus Deus nos ouça, e quando nos ouvir, haverá resultados.

 

4.1 Perdoarei o seu pecado: Deus sabe que temos pecado contra Ele, o povo do NOME, com suas divisões, seus isolacionismos, suas arrogâncias, suas prepotências, tem pecado contra Deus, mas se percorrermos o que temos falado Ele perdoará nossos pecados.

 

4.2 Curarei sua Terra: novamente a benção da prosperidade quer seja espiritual, quer seja econômica, quer seja emocional é prometida a o povo do NOME.

 

Queridos é hora de tomarmos uma posição, o texto segue dizendo que desde agora os olhos do Senhor estarão sobre nós, com bençaos e com maldições, o que escolheremos?

O último versículo diz que o grande pecado que temos cometido é o pecado da idolatria, talvez você possa dizer não sou idolatra, mas quando você se isola no seu casulo da religiosidade você é idolatra, quando você prefere comunhão com povos que adoram a trindade você é idolatra, hoje é tempo de voltarmos, é tempo de nos humilharmos, é tempo de fazermos a diferença eu não sei você, mas eu quero fazer esta oração agora mesmo.

 

Deus os abençoe


seu amigo e irmão Wagner Teruel


#runchurchrun

#correigrejacorre

#espacopentecostalcuritiba

#eusouunicista

 

 







Nenhum comentário: