sábado, 10 de abril de 2021

A OMNIPOTENCIA DE DEUS E A OMNIPOTENCIA DO HOMEM

 


Hipertrofia, Hipotrofia e a cachaça da alma

 

Estamos vivendo há mais de um ano nesta pandemia, COVID-19, CORONA VIRUS, PANDEMIA, DOENÇAS, CAOS, MORTES, VACINA, ESPERANÇA, são palavras que entraram no nosso vocabulário, hoje por mais simples que seja sabemos exatamente o que significa cada uma destas palavras. Mas eu gostaria de propor uma analise, profunda e pessoal, volto a insistir, pessoal, não coletiva, não voltada para o meu próximo e sim para mim mesmo, o que aconteceu, ou acontecerá com os cristãos após a pandemia? Como sairemos desta situação tão diferente?

Leiamos nosso texto para podermos de certa forma tirarmos um contexto dele.

"..Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado...” (Jó 42:2 NVI) leiamos também: “...O Senhor respondeu a Moisés: "Estará limitado o poder do Senhor? Agora você verá se a minha palavra se cumprirá ou não..." (Nm.11:23 NVI)

Jó falou do poder de Deus em Jó 42:2: "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." Jó estava reconhecendo a onipotência de Deus na realização de Seus planos. Moisés também foi relembrado por Deus de que Ele tinha todo o poder para levar a cabo Seus propósitos em relação aos israelitas: “Porém, o SENHOR disse a Moisés: Teria sido encurtada a mão do SENHOR? Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não” (Números 11:23).

A primeira coisa que aprendemos nesta pandemia de forma absoluta e eficaz é que Deus tem todo o poder, não a doença, mas Deus.

Mas é necessário pensarmos como disse, PESSOALMENTE, que as feridas da alma ficaram ai em cada um de nós, inevitavelmente duas classe de cristãos genuínos e fieis nasceram nesta crise:

1 – os HIPERTROFICOS e,

2 – os HIPOTROFICOS

Qual é você?

Talvez você ainda não tenha conseguido olhar para dentro de sí e está procurando no seu irmão as características que vamos apresentar, mas preciso lhe dizer que é de suma importância que você feche seus olhos, respire profundamente e entenda esta mensagem é pra você.

Então, repita comigo: ESTA MENSAGEM É PARA MIM, NINGUEM MAIS DEVERIA ESTAR AQUI A NÃO SER EU. VOU ABRIR MEU CORAÇÃO E DEIXAR DEUS FALAR COMIGO

(cantar fala Deus, fala Deus)

Antes de compreendermos as palavras que eu disse deixe-me tratar de um assunto de suma importância:

1 – Omnipotencia de Deus X Omnipotencia do Homem: é um dos problemas mais sérios que causou-se nesta pandemia, pois no coração do homem cristão ele ainda que inconscientemente, desenvolveu a síndrome de Deus, passou a acreditar na sua própria omnipotência, parece ser ridículo não é mesmo? Mas o afastamento dos cultos, o afastamento das reuniões nos lares, a diminuição da leitura bíblica, o maior tempo gasto em frente da televisão mostrou que o ser cristão disse, inconscientemente: EU ME VIRO SOZINHO, mas não se preocupe, isto é desde o Eden assim, vejamos o que diz as Escrituras: “...Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? " Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal..." (Gn.3:1-5 NVI).

Desde a Genesis o homem, sempre quis ser igual a Deus, e me parece que neste momento de pandemia, novamente este desejo ficou mais claro em nós, tomamos a nossa “CACHAÇA DA ALMA” que por enquanto chamarei de chá da religião, que nos faz pensar que pelo fato de lermos um pouco mais as Escrituras, orarmos pelos enfermos, sermos a liderança espiritual da casa, a mensagem nunca chega aos nossos corações. E desta forma gera em cada cristão a HIPERTROFIA ou o contrario disto a HIPOTROFIA, em qualquer um destes casos estas doenças apenas aparecem em cristãos velhos de casa, ou seja, os  mais antigos que carregam nas suas costas um saco de saudosismo e lembranças dos áureos tempos da Igreja passada.

1.2 – HIPERTROFIA: arrogância, soberba, sentimento de omnipotência, vangloria e egocentrismo. Talvez você abra seu olho e diga, agora espere ai pregador o que a pandemia gerou em nós foi exatamente o contrario disto. Será mesmo? O que vemos no dialogo entre a mulher e a serpente é que esta afirma àquela que Eva seria COMO DEUS, CONHECENDO O BEM E O MAL, caso comesse do fruto da arvore do conhecimento. Todos os dons e bençãos que o homem recebeu de Deus, a partir da queda, foram marcados pelo pecado. O pecado envolveu desobediência a Deus e, ao mesmo tempo obediência a serpente. Daí, o mesmo desejo de Lucifer de ser igual a Deus, agora passou a marcar o coração do homem também. Com isto, o sentimento de valor próprio, amor próprio e autoconfiança passaram a tender, ora positivamente, ora negativamente.

A hipertrofia, embora seja uma patologia, estamos tratando ela de forma metafórica como se fosse então o exageramento, a síndrome de Deus.

Em tempos de pandemia, quantos de nos não passamos a exercitar esta “omnipotência”, acreditando no conto do vigário de que a Igreja somos nós, que não precisamos estar congregados, que temos tudo o que precisamos?

1.3 – HIPOTROFIA: ora, se HIPERTROFIA é arrogância e exageros, é claro que HIPOTROFIA, seja o antônimo, ou seja, menos-valia, insegurança, autodepreciação e rejeição, na patologia também conhecido como nanismo, esta situação é chamada de complexo de inferioridade, nestes tempos que vivemos, nos sentimos humanamente inferiores, nossos medos nos assombraram e perdemos a capacidade de mergulhar no oceano do Espirito justamente porque nos consideramos incapazes de seguirmos adiante, nosso nível é raso, superficial e na maioria das vezes por medo. O medo é o maior ladrão de bençãos que a humanidade jamais conseguiu vencer, mas o cristão deveria ser diferente, nos deveríamos ter fiança no Deus que servimos a ponto de não termos mais medo. E por que ainda sentimos o medo? Simples, por causa da serpente e sua afirmação: VOCE SERÁ COMO DEUS. E ao querermos ser como Deus, e perceber que não conseguimos colocar em forma clara e diatônica (diatônica que concorda com a tonica), pois na nossa concepção somos concorrentes de Deus.

Sei que parece ser difícil a admissão desta verdade, mas continue inspirando com os olhos fechados e permitam me terminar minha mensagem, depois sejam honestos com vocês mesmos.

Quer fazer um teste? Rápido?

Quando o pregador faz o apelo para vir receber oração a frente, qual foi a ultima vez que você se sentiu impulsionado pela palavra para vir?

Faz tempo né? Está na hora de rever seus conceitos como cristão.

Você se considera melhor que o pecador que bate no peito e se arrepende?

Quem Deus deve amar mais? A você ou ao alcoolatra jogado a frente do bar?

Quem Deus ama mais? A você ou a prostituta que está vendendo o corpo ara levar o pao de cada dia para seus filhos?

2 – O pensamento magico: no processo de crescimento espiritual, tanto a hipertrofia como a hipotrofia, precisam ser tratadas, caso contrario não apenas nós mas a geração de cristãos pós-pandemia serão cristãos desestabilizados, e, esta desestabilização impedirá que o Espirito Santo inunde cada coração.

E acredite meus irmãos neste exato momento todos nós aqui neste recinto estamos sofrendo com este mal, seja complexo de superioridade ou seja complexo de inferioridade.

É bem verdade que em alguns se acentua mais que em outros, or exemplo os que sofrem de HIPERTROFIA, acabam colocando a fé ao seu serviço tratando como determinismo e presunção, já os que sofrem mais com a HIPOTROFIA, tem a tendencia de tornarem-se incrédulos.

NOTA: é obvio que tanto hipertrofia como hipotrofia são manifestas de acordo com o publico que estamos. Exemplo: em uma roda de leigos o cristão se mostra HIPERTROFICO, em uma roda de sábios o mesmo cristão se mostra HIPOTROFICO.

Percebe que o que mais se acentuar é o que mais te domina?

Muitos filhos de Deus, reconhecendo a Omnipotencia de Deus, quando ainda não tratados na sua hipertrofia, acham que conseguem tudo e desenvolvem o que passo a chamar de pensamento mágico, de modo que não distinguem fantasia da fé, nem sonhos de projetos, desta forma eles acreditam que o TODO-PODEROSO, irá carimbar tudo o que eles disserem ou fizerem, como se Deus fosse um “gênio da lâmpada” que vai atender todos os seus desejos, a esta forma de raciocínio também chamamos de determinismo, é nada mais que uma cilada do inimigo para fazer com que as coisas não aconteçam, pois como sabemos bem: tudo que não é de fé é pecado (Rm.14:23).

Quando alguém entra em contato com o tema CURA INTERIOR,  movido por este tipo de mentalidade, com certeza ira ter perspectivas erradas, criando também expectativas exageradas nos outros, e assim sofrendo e produzindo não poucas decepções, neste exato momento sei que Deus está tratando com vidas aqui, porem, outras estão pensando assim: o que este homem está falando?

Nesses casos a pessoa tende a achar que tudo é fácil (mágico), ao negar os aspectos dolorosos do processo, e negando até mesmo o processo em si, preferindo acreditar que, com baixo custo (neste caso de dedicação as coisas de Deus) irá conseguir excelentes resultados e com altíssima qualidade, ou seja, tudo será resolvido de modo rápido, fácil e sem esforço, mas a ferida está ai. Seja superioridade ou inferioridade esta pandemia trouxe a nós uma verdade, todos precisamos nos humilhar aos pés do Senhor Jesus e nos arrependermos urgentemente, pois Ele está vindo e nem  gigantes e nem anões irão ter um encontro com Deus, pois a Biblia diz: até que todos alcancemos a estatura de um varão perfeito (Ef.4:13)

3 – A cachaça da alma: por outro lado, alguém que esteja sendo prisioneiro da HIPOTROFIA vai ter dificuldades para liberar sua Fé e cooperar com Deus no seu tratamento. Essas pessoas, geralmente acreditam que seus problemas são insolúveis, que não há saída e que jamais conseguirão mudar alguma coisa, estas pessoas não conseguem chorar na presença de Deus, pois acreditam que o entulho que está sobre sí de tantos problemas impedem Deus de te visitar. Mas eu pergunto: há alguma coisa impossível para Deus? (Lc.1:37)

Está tao apegadas as feridas e dores como o bêbado se apega à bebida. Na bebida está a sua doença, suas dores, seus problemas e até mesmo sua morte, porem, ao mesmo tempo, seu alento, seu motivo e razão de viver. As pessoas ficam viciadas nos sentimentos de rejeição, de “menos-valia”, na impossibilidade, na incredulidade, nutrindo-se disso, vivendo e morrendo por isso. A igreja tem se tornado a sua cachaça, tem se tornado sua dipirona, não cura, apenas alivia um pouco a dor.

É uma miséria tão miserável (desculpe a redundância), é um pecado tão horrível quanto o do pensamento magico, Jesus disse que o Espirito Santo viria nos convencer DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JUIZO (Jo.16:9), porque o mundo não acreditava em Jesus.

O pecado de ficar apegado na autocomiseração, a “peninha”, o meu tempo já passou, e tantas outras falas perversas, atrapalha Deus de realizar Seus propósitos na vida da pessoa. E, enquanto Deus mantem a pessoa viva aqui na terra, é porque Ele sabe que essa pessoa pode aprender, crescer, mudar em alguma coisa, e ser útil de algum modo. Quando essas chances acabam, Ele leva a pessoa para a eternidade, por isto tenho sistematicamente insistido não temam a morte.

Mas o que fazer? Porventura não há balsamo em Gileade? “...Não há bálsamo em Gileade? Não há médico? Por que, então, não há sinal de cura para a ferida do meu povo?...” (Jr.8:22 NVI)

Claro que há o nosso balsamo é o poderoso Nome de Jesus (Ct.1:3)

Hoje Jesus quer nos curar, quer derramar este balsamo sobre nossas feridas, você quer deixar?

4 – Omnipotente só Deus: Deus é justo, por mais sofrida que seja sua vida, por mais perdas que você enfrentou nesta pandemia, por mais traumas que você acumulou na sua vida e teve que criar um casco de tartaruga sobre você para não “sofrer”.

Um cristão que se mostra forte mas que na verdade é pequeno no seu sentimento, vivendo mergulhado na autocomiseração provavelmente pensa assim: “...deve haver um outro mais forte que eu (pastor, conselheiro, pai, marido, esposa) que vai me pegar no colo, e vai me libertar. Tenho que encontrar esse alguém perfeito, que vai me curar...” ou então pensa assim: “...não foi assim que eu aprendi, querem mudar as Escrituras, eu não concordo com isto...” na verdade se você pensa assim, você não concorda com nada, não aprende nada, não vive mais nada.

Pois todos precisamos saber e aplicar esta verdade: na terra não existe ninguém perfeito para curar ninguém, como disse na mensagem de quarta-feira, todos somos ignorantes em alguma coisa, ninguém sabe tudo. O que existe é uma pessoa humana que sofre e que está junto de outra pessoa humana que também sofre e, ombro a ombro elas podem caminhar juntas. Essa é a ajuda possível humanamente falando, quando uma pessoa que está dentro da Igreja, carregando bíblia, orando, cantando mas sofrendo no fundo do poço mesmo cre que deve haver um outro perfeito, ou uma igreja perfeita para salva-la, esquece-se que quem salva é Deus, e Ele está aqui para te curar e te salvar.

Meu convite é que você deixe de transferir sua dor, sua culpa, seu excesso de capacidade ou excesso de falta de capacidade, ninguém é culpado da sua HIPERTROFIA ou HIPOTROFIA, o que se pode fazer é te dar um dipirona para dor, mas o balsamo de Gileade pode te curar. Jesus pode mas você precisa entender que é você quem precisa, não seus filhos, não sua casa, não seus amigos, mas você.

Como fazer? Me deixe te dar o antidoto agora:

1 – Negue-se o direito de ter direito,

2 – Olhe para a Cruz,

3 – Perdoe-se e

4 – Perdoe os que te magoaram

Quando os amigos de Jó foram consolá-lo passaram os primeiros sete dias em silencio, oração e jejum! Foi uma benção, o caos começou quando os amigos de Jó abriram a boca.

O único que conhece o porão da sua alma é você mesmo, veja o que a banda fruto sagrado fala na sua canção:

“...Só Jesus tem poder para me livrar do que guardo no porão da minha alma...” (Fruto Sagrado)

 

Vamos recomeçar?

 

Nenhum comentário: