terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Simples cantores ou verdadeiros adoradores?


Simples cantores ou verdadeiros adoradores?


Atualmente na Igreja do Senhor, em meio a um grande “BOOM MUSICAL”, em meio de tantos cantores, e músicos de qualidade, em meio a esta grande onda de louvor se faz necessário parar no meio do caminho e indagar diligentemente, por um breve lapso, acerca da qualidade do louvor que estamos apresentando a Deus, que tão genuíno é, que tão Bíblico é, perguntar acerca do que é louvor e o que não é louvor, o que é um adorador, e o que não é um adorador, tudo isto a luz das Escrituras. Perguntemos então, pelos caminhos antigos, não os modernos, qual seja o bom caminho e andemos por ele.
Para saber se nosso louvor é excelente, muito bom, bom, regular, ou ruim diante de Deus, é necessário que aclaremos alguns conceitos  entranhavelmente unidos a este tema, e que definamos quais são os princípios bíblicos estabelecidos por Deus, qual é a receita Bíblica da adoração e quais os ingredientes do mesmo.
Para nós, é necessário e indispensável ter bem claro cada um destes conceitos; já que, de ai dependerá que nosso louvor flua depuradamente, que seja genuíno; pois no contrario, cairemos em graves problemas e excessos com o oferecimento de “FOGO ESTRANHO”, a falta de originalidade de alguns músicos e cantores, e ainda de membros da Igreja tomando a personalidade de alguém para imita-lo e cantar ou tocar como ele, gritar como ele, até auto-erradicar por completo a personalidade própria para posicionar, em seu louvor a outro individuo, isto é uma espécie de “Plágio de Louvor”, ou usando uma outra terminologia “Um Louvor Emprestado”, que seria como presentear algo a alguém, que já lhe havia sido presenteado, isto para citar apenas alguns exemplos.
Comecemos então a definir e estudar estes conceitos que nos conduzirão, com a ajuda de Deus, a estabelecer um balanço dos comportamentos bons ou maus que cada um de nós temos adotado com respeito a este tema.
CANTICO: Canção, cantar com referencia aos estados da alma. Ex. os cânticos dos pássaros.
LOUVOR; Honra. O objeto pode ser, as estrelas, astros, sol, a lua, etc...
HONRA: Louvor, Gloria.
ADORAÇÃO: Louvor, Honra, Serviço       
GLORIA: Fama, Honra, Majestade
GLORIFICAR; Dar gloria, Magnificar.
Podemos começar o estudo destes términos dizendo que uma pessoa pode estar cantando e pode não estar adorando. A adoração em si, é uma categoria mais alta no que se refere o louvor.
Muitas pessoas, têm cantado muitas vezes excelentemente; porem, nem todas às vezes têm sentido a unção do Espírito em seus cânticos, enquanto que, em outras ocasiões, outras pessoas não muito bem dotadas, musicalmente falando, tem estremecido nossos corações com seus cânticos. A onde está a diferença? Simplesmente é que um está cantando e o outro está adorando.
A Bíblia diz, ao começar o Salmo 95 verso 2: “Cheguemos ante sua presença com Louvores”, e mais adiante no mesmo Salmo 95:6, “Vinde adoremos e prostremo-nos”. Parece ser que o Louvor, é uma espécie de precursor de adoração; e a adoração, uma “Categoria” mais alta, visto que o Salmo, inicialmente, diz-nos “Chegai com Louvores”; é como se dissesse “Tragam uma boa disposição no tocante o louvor”; mais tarde convida, “Vinde e adoremos”, que quer dizer: Já estão Louvando!! Bom agora,então, venham e adorem!!! E quase que imediatamente, relaciona a adoração com a prostração, “Vinde, adoremos e prostremo-nos”, que é outra categoria.
Para reafirmar isto, lhe convido a darmos uma visitada nas Escrituras, você não vai encontrar um texto que relacione “O louvor” com a “Prostração”, mais sim, muita textos que relacionem “A Prostração com o Louvor”. Isto nos leva a pensar que existe um pequeno passo que os divide, estando muito perto um do outro. Moisés sabia isto, já que a Bíblia diz: em Exodo34:8 “Então Moisés, apressando-se, abaixou a cabeça para o solo e adorou” Cornélio também o fez, ainda que o objeto de sua adoração estava equivocado, (At.10:25), “Quando Pedro entrou, saiu Cornélio a receber-lhe, e prostrando-se a seus pés o adorou”. Mesmo o diabo conhecia este secreto, havendo sido ele o líder dos louvores nos céus; por isso disse: “Tudo isto te darei, se prostrado me adorares”.
Esta passagem nos motiva a reflexionar e a meditar, imediatamente, em que histórica e biblicamente, a prostração significa estar diante da presença de um ser que é considerado supremo ou muito superior por aquele que se prostra.
Olhando esta diversidade de términos enfrentando seus significados precisos, podemos observar que entre estes não existem diferenças tão marcadas; pode estabelecer-se certa relação progressiva, como uma espécie de elos categorizados ou uma escada, a qual um degrau depende do outro, ainda também seu estado é distinto ao estado vizinho.
Parece ser que tendo o objetivo chegar a verdadeira adoração. A qual Deus solicita de seu povo, o primeiro degrau ou elo ou categoria parece ser que é o Canto, porque? Porque o canto é uma forma de expressão de toda a natureza, não somente do homem; e se nos referimos ao homem, não nos apeguemos somente aos homens cristãos. O canto em si é uma expressão com sentido musical, dos seres vivos, seja boa ou seja má, com referencia a um tema específico. Por ele, podemos encontrar, no mundo cristão, cantos inspirados em multíplices temas, tais como: Testemunhos, pensamentos próprios, felicitações, que nem sempre louva a Deus. São simplesmente cantos. Por eles o apostolo Paulo recorda: “...Cânticos espirituais”, o que quer dizer, que na época que escreveu este texto havia “Cânticos Carnais”, sentimentais, etc... Da mesma forma que existe nos dias de hoje. Por isso o Apostolo Paulo insiste que sejam Cânticos Espirituais Bíblicos. Estes cantos podem estar profissionalmente bem construídos, e a Bíblia manda isto de cada interprete: “Tocai bem, os pandeiros”, porém, é possível que nem sempre esteja louvando a Deus através deles, ou que a oferta que vamos oferecer ao Senhor não seja genuína.
A Bíblia descreve o Louvor como uma categoria mais acima de um simples cântico. É comparável este término a outros como Glória, Honra, etc... Assim que quando você está louvando ao Senhor, você O está Glorificando,  está honrando ao Criador do Universo, e, não necessariamente, você tem que estar cantando; pode estar orando.
A adoração é como o grau sumo do louvor. Quando você louva o Senhor com um coração disposto, seguramente não demorará em entrar em estado de adoração.
Comecemos pelo principio: O Senhor Jesus busca ADORADORES, já seja através da oração ou de cânticos espirituais. Se você, cantando pode louvar a Deus e, conseqüentemente, adorar-lhe e converter-se em um adorador, faça com toda a sua alma. Porém se você, cantando, não se comove a si mesmo, nem comove a outros, você então é um simples cantor, um cantor igual aos outros; talvez você musicalmente terá, muita técnica com acordes musicais, dissonâncias, tabelas de inversões etc... porém para Deus, esta forma de cantar ou de tocar, seria somente um címbalo que retine.
Por tudo o que foi exposto anteriormente, devemos perguntar se na realidade somos simples cantores ou se somes verdadeiros adoradores; se a oferta que oferecemos é uma simples excelente oferta como a de Caim (note, que a Bíblia diz que Caim escolheu do melhor fruto da terra e em Hebreus se confirma que a oferta de Caim foi excelente), ou se nosso sacrifício de louvor é como a oferta de Abel, “... Pela fé Abel ofereceu” MAIS “excelente sacrifício que Caim...” Esse mais na oferta de Abel foi o que marcou a diferença, foi o que fez que Deus optasse por receber somente a oferta de Abel. Assim que o comparativo Mais excelente que, nos aclara que a oferta de Caim foi excelente, porém a de Abel foi mais que excelente que a de Caim.
QUERIDOS IRMÃOS MARQUEMOS A DIFERENÇA:


SEJAMOS VERDADEIROS ADORADORES!!!

Nenhum comentário: