terça-feira, 26 de janeiro de 2021

CONDOMINIO CITE DE DIEU


 


Condomínio Cité de Dieu

Carlo, disse o capelão: - em um tempo ainda remoto quando não havia televisão e nem fax ou telefones, na verdade não havia sequer casa próximas, era um condomínio fechado, extremamente arborizado, ecologicamente correto, nossos personagens deste condomínio chamam-se Adão e Eva, eles não recebiam muitas visitas, vez ou outra no final Adão da tarde para tomar uma xicara de chá, ou suco, debaixo de uma frondosa mangueira, aparecia o único amigo que o casal tinha, e falavam sobre tudo, raras as vezes chovia, pra bem da verdade nunca haviam visto ou sentido a chuva apenas a noite um vapor subia da terra e regava as plantinhas era incrível.

Adão contava para seu amigo as coisas que havia feito a descoberta de novas plantas e os nomes dos animais que havia colocado, também Adão falava sobre as coisas do casamento que o amigo havia realizado e a alegria que Adão tinha em ter recebido a Eva por esposa, a cumplicidade, o carinho, a atenção, as risadas, tudo era muito bom, tudo era muito incrível, mas Adão relata para seu amigo sobre um animal estranho, ele andava sobre seus pés era esperta, vivia a espreita e Adão fala pro seu amigo: - sabe vou te confessar que tenho certo medo deste animal, ainda não coloquei o nome nele, mas logo, logo colocarei.

O amigo conta para Adão que este animal estava ali no condomínio para que o homem exercite um talento natural chamado de LIVRE ARBÍTRIO, o amigo fala ainda para Adão que por toda a vida o ser humano irá ter que aprender a fazer escolhas e exercitar sobre suas decisões, e também avisa que sobre todas as decisões que o ser humano tomar haverá inevitavelmente consequências, quer sejam boas, quer sejam ruins.

No condomínio que iremos chamar de CITÉ DE DIEU (CIDADE DE DEUS), era uma noite agradável, havia uma lua linda e inteira nos céus, os animais graciosamente se ajeitavam para dormir, quando Adão chama sua esposa Eva para dormir e conta tudo o que o amigo lhe havia falado, e depois de relatar todas as coisas, Eva sugere que aquele animal deveria se chamar de serpente, com uma ideia sobre o futuro Eva sem saber profetiza sobre as características retóricas de uma serpente, dizendo que pelo medo e sensação ruim que ela causava no casal era necessário tomar cuidado com ela. A serpente espreitava tudo a certa distancia esperando o momento certo.

Carlo interrompe o velho sacerdote e diz: - mas, Pastor esta é a historia de Genesis correto? O velho Gui acena positivamente com a cabeça e pergunta para Carlo: - você consegue compreender a retórica? Nem sempre as Sagradas Escrituras irão ser apresentadas de forma literal, muitas vezes será de forma retórica e precisamos aprender a interpretar a textualização e também a contextualização. 

Mas, deixe-me continuar a historia Carlo, afirma o Pastor Guillermo.

Amanhece e o sol brilha forte entre as pedras acordando Eva e Adão, Adão se prepara para sua higiene matinal e Eva se dirige até o pomar pegar para pegar umas frutas para o café da manhã. Cantarolava uma canção que aprendera com o amigo pessoal quando escuta entre as arvores um movimento, ela acreditava que era algum tipo de coelho ou quem sabe um esquilo, chama o animal pelo nome mas ninguém aparece, ela segue cantarolando a  sua canção quando de novo outro barulho, seu coração dispara, suas bochechas ficam coradas e seu corpo começa a tremer. Ela pergunta: - Quem está ai? Venha até aqui.

Eva sabia que naquele condomínio só habitavam ela e seu esposo, o condomínio era novo, não haviam chegado novos moradores e eles ainda não tinham filhos. 

Entre as tamareiras e macieiras uma fresta estonteante do sol vai em sua direção que a deixa momentaneamente cega devido ao fulgor do brilho do sol, aos poucos a sua visão é restaurada e na sua frente ali estava, ereta e esgueirando-se entre a macieira e tamareira, comendo um fruto, pede desculpas e diz: - me perdoe, não queria te assustar.

Era ela, a serpente. Eva lhe diz: - poxa você me assustou não faça assim.

A serpente sorri de forma sedutora e diz: - não foi minha intenção, eu estava te seguindo e sua canção estava me encantando, você sabia que nós as serpentes, serpente é o nome que você sugeriu para seu marido sobre mim não é mesmo? Pois bem você sabia que nós as serpentes ficamos enfeitiçadas por uma boa musica? Por isto te segui para ouvir você cantando, você canta muito bem, meus parabéns.

A esta altura Eva estava totalmente embriagada pelas palavras da serpente, e agradece pelas palavras lisonjeiras que havia recebido, a serpente observa a Eva e segue com os elogios, ressalta sobre a sua pele, sobre as unhas, o andar etc.... quando de repente a serpente pergunta para Eva: - Por que você esta apanhando frutas se vocês foram proibidos de comerem dos frutos do jardim, e reforça dizendo: - Voce precisa escolher melhor seus amigos, pois isto de um chegar e dizer o que você pode ou não fazer não é legal, se nós fossemos amigas jamais iria te dizer o que fazer ou como agir, eu sempre iria respeitar você.

Eva interrompe abruptamente a serpente e diz: - Nosso amigo, não nos manipula, ele nos orienta, ele nos guia, todos nós precisamos de alguém que nos oriente, eu e o Adão somos recém casados temos muito que aprender ainda e Ele nos ajuda.

A serpente ardilosamente responde: - Se você está dizendo.... mas eu acho estranho você ter que pegar frutos escondidos pois o seu “amigo” lhe proibiu de comer.

Eva fica irritada e diz: - Não, você está enganada não fomos proibidos de comer de nenhum fruto, eu e Adão jamais trairíamos a confiança do nosso amigo, Ele apenas disse que a arvore que está no meio do Jardim, não deve ser comida, pois no dia em que dela comermos iriamos morrer.

Há, há, há, ri a serpente e diz: - Voce não vai morrer deixa de ser boba, seu amigo sabe que no dia que você comer deste fruto você será igual a Ele. Me diga uma coisa, pergunta a astuta serpente: - Voce não acha seu amigo inteligente demais? Você não acha que Ele é muito sábio? Eva responde: - Acho sim, Ele sempre tem resposta para tudo, sempre tem a palavra certa na hora certa. Ao que a serpente diz: - Você não quer ser igual a Ele?

Com o olhar conturbado e um tanto intrigada Eva chega para o café da manhã, Adão não percebe que ela estava inconformada, passa-se o tempo, o silencio no jardim era ensurdecedor, parece que os pássaros e animais sabiam o que havia acontecido e o que estava para acontecer. Adão termina o dejejum se assenta sob uma sombra incrível e começa a cantar, Eva o interrompe e diz: - Voce já teve a sensação de estar sendo enganado? Adão responde a Eva: - Ora sensações ainda são coisas muito novas para mim não consigo te entender direito. Ao que Eva o abraça e diz que estão ali a pouco tempo e que eles somente tem um ao outro e que um precisaria confiar no outro e viverem sem influencias externas, que ele precisa confiar nela. 

Adão sorri e diz: - O Eva nosso amigo nos falou desta sensação que você sentiria em alguns momentos da vida, e me deu uma receita que será infalível se chama chocolate, ainda estou desenvolvendo pois não conheço todas as frutas mas não fique assim, você sempre poderá contar comigo, sempre estarei ao seu lado. Ao que Eva lhe pergunta: - Voce promete?      

Adão acena positivamente com a cabeça e recosta Eva em seu peito, o silencio dava uma sensação de paz no ar, porem, também gerava uma intriga enorme. Por que será que Eva voltou de buscar frutas e está assim? O que teria acontecido com Eva?

Chega a hora do almoço...

Agora no coração tanto de Adão dado as duvidas sugeridas pela atitude de Eva, quanto de Eva devido a perplexidade e a assustadora conversa com a serpente, havia um desconforto. Terminam de almoçar e Adão convida Eva para um passeio, ela vai com ele, porem, assustava-se a cada galho quebrado no caminho, ela parecia ver olhos entre os arbustos, a sensação de que estava sendo observada era assustadora, ela aperta forte o braço de Adão, que lhe pergunta: - O que está acontecendo com você? Eva tinha as pupilas delatadas e fala sobre as sensações horríveis que estava sentindo a mescla de medo, pavor e muita mais muita irritabilidade. Ao que Adão lhe pergunta: - Mas por que você está tão alterada me conte. 

A esta altura já estavam perto da arvore que continha o fruto proibido, Eva pede para parar um momento e fica olhando o fruto e a arvore. E solta uma pergunta no mínimo intrigante para Adão.

- Adão você alguma vez se perguntou: e se o nosso amigo tiver mentido para nós? E se comêssemos deste fruto e não morrermos? E Adão pergunta para a mulher: - Que pergunta é esta? De onde você tirou esta ideia? E a mulher fala para Adão sobre a conversa que teve com a serpente, Adão ingenuamente intrigado continua a ouvir a Eva, e em dado momento da conversa Eva fala para Adão que a serpente lhe apresentou o fruto e como ela viu que era aparentemente apetitosa, estava madura, ela comeu do fruto e não havia morrido, ela estava bem, mas com estas sensações de intriga que permeava sua mente. Ela pega o fruto oferece a Adão, e como haviam prometido um cuidar do outro agora pouco antes do almoço. Adão come o fruto, nada acontece apenas um sabor incrível, derretendo em seus lábios e boca. Adão olha para sua mulher e as primeiras palavras que ele fala para ela depois de haver comido o fruto são: - eu não havia percebido que seu corpo era tão diferente do meu, você é jovem bonita, você tem os cabelos longos... ela também faz elogio ao corpo dele e como era diferente a barba os braços fortes etc...

No caminho para casa, resolvem pegar algumas folhas e fazerem para sí alguns modelos de roupa para se protegerem, parece ser que o clima no condomínio já não estava mais tão agradável, parece ser que havia um certo desconforto com seus corpos nus entre as arvores e penhas. Roupas feitas de folhagem, mas parecia que tudo estava bem exceto pelo fato de que o dia estava se pondo, e logo o amigo chegaria para o café da tarde, neste dia não houve bolo de cenoura, não havia sucos e chás em cima de uma pedra esperando por ele, mas o desejo perturbador de que o amigo não aparecesse.

As horas parecem passar rápido demais, os minutos voavam, segundos corriam quando no portal do condomínio entra o amigo fiel, sim o nome do amigo era fiel. O que gerou mais intriga entre Adão e Eva agora, como um amigo com este nome poderia ter nos enganado?

Fiel passa pelas mesmas ruas e corredores do condomínio e ao observar que não havia cheiro de bolo ou de suco ele chama por Adão. A pergunta foi no mínimo atormentadora, pois o Amigo fiel, entre varias qualidades que Ele tem é que Ele é Omnisciente, mas, mesmo assim Ele pergunta: - Adão, onde estás? 

Era uma segunda marca da mudança no homem, agora tanto Adão como Eva, haviam saído da posição original.

Neste momento Carlo o aspirante, interrompe o Capelão: - A forma que o senhor está me contando a historia é a mesma da Bíblia mas eu nunca havia me detido nestes detalhes, roupas, mudança de posição, intrigas Capelão o senhor tem trazido luz a esta parte da historia que jamais eu sonhava. O Capelão apenas ri e educadamente pergunta: - Vamos tomar um cafezinho?


Texto extraído do livro: Quem matou Sophia?

Por Pr. Dr. Wagner Teruel

Nenhum comentário: