domingo, 10 de janeiro de 2021

Uma vírgula ao invés de um ponto final

 

Uma vírgula ao invés de um ponto final

“...E Sansão orou ao Senhor: "Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos!...” (Jz.16:28 NVI)

As vezes nos complicamos tanto, como vimos no ultimo domingo na mensagem: QUANDO NASCE UMA MÁGOA – A SINDROME DE CAIM, e esta complicação nos leva a uma fuga, e a fuga a querermos colocar um ponto final na nossa história, e quando pensamos que tudo está acabado, e que vamos de alguma forma colocar um ponto final, vem Deus através dos seus servos e mostra-nos apenas que é uma virgula.

1 – O trauma pelos nossos erros confundem-se com a dor da mágoa:

Sansão cujo nome significa: pequeno sol, ou, como o sol, imagina isto? Tamanho era seu poder, tamanho era sua fama, tamanha era sua capacidade de se desvencilhar do inimigo, porem incapaz de se livrar dos traumas do passado e das dores da mágoa.

1.1 traumas do passado: Cada pessoa lida com um trauma de forma diferente e a jornada para superar isso é singular. O que funciona para um, pode não funcionar para outro; por exemplo:

Término de um relacionamento;

Perda de entes queridos;

Assédio físico, sexual ou mental;

Relacionamentos abusivos;

Situações de humilhação;

Assaltos e Sequestros;

Abandono na infância;

Situações de risco de vida;

Mudanças drásticas, como a separação dos pais na infância;

Acidentes;

Exposição a situações extremamente difíceis, como pobreza extrema.

1.1.1 Sinais do trauma emocional: Na maioria das vezes, não conseguimos lembrar do trauma que vivenciamos porque nosso cérebro emocional cria uma barreira, um mecanismo de defesa para nos proteger.

 

Temos medo de encarar e reviver aquela dor, então, esse mecanismo é criado quase que de forma inconsciente.

Mas, isso apenas agrava o problema, pois quando não aceitamos a nossa história, deixamos de ser nós mesmos.

Não dá para fugir de um trauma emocional para sempre. Ao decorrer da vida, sentimos diversos sinais, até que chega um momento onde não dá mais para desviar o olhar.

Confira alguns efeitos que o trauma pode gerar:

 

Emocional

Desesperança, sentimento de incompetência e impotência;

Incapacidade de se sentir feliz e desfrutar pequenos momentos de alegria;

Culpa;

Ansiedade e Depressão;

Ataques de pânico;

Falta de amor-próprio e autoconfiança;

Dificuldade em compartilhar sentimentos e pensamentos;

Raiva e Medo.


Comportamental

Vícios (substâncias químicas, álcool, jogo, comida e compras);

Comportamentos Autossabotadores e Autodestrutivos;

Isolamento social ou Fobia social;

Descuido pessoal;

Fadiga;

Dificuldade parental e de manter um relacionamento amoroso;

Insônia.


Cognitivo

Falha na memória;

Perder a noção do tempo com frequência;

Falta de concentração;

Pensamentos negativos;

Falta de desejo sexual ou contato;

Dificuldade em tomar decisões.


Afinal, como superar um trauma do passado?

Essa tarefa não é fácil – exige muito foco, prática e persistência.

Há alguns comportamentos que podem promover mudanças positivas, auxiliando no começo desse processo. Separamos 5 dicas para te ajudar, veja a seguir!


1.1.1.1 Identifique os gatilhos

Precisamos ter consciência daquilo que queremos mudar em nossas vidas e identificar os gatilhos que nos levam a ter comportamentos ou pensamentos negativos é um passo muito grande.

O trauma emocional carrega emoções e sentimentos associados ao acontecimento e podemos acessar esses programas emocionais através de algum gatilho externo ou interno.

Quando percebemos esses gatilhos, temos o poder de mudar a nossa reação e, assim, agir de uma forma diferente da próxima vez.

Gatilhos internos: memórias, crenças, frustrações, expectativas, mágoas, ciúme, medos, rancores.

Por exemplo, lembrança de algum acontecimento doloroso; pensamentos como “não sou capaz”, “ninguém me ama”; medo de sofrer etc.

Gatilhos externos: ambientes, acontecimentos, lugares, pessoas, tarefas, conversas, atividades, situações, cenários.

Por exemplo, encontrar uma pessoa que desperta mágoa; necessidade de sempre ir em algum lugar ou encontrar alguém que te lembre de alguma dor etc.

Sempre que entrar em um estado emocional negativo, identifique o que aconteceu antes (isso são os gatilhos) e anote.

Logo, será possível perceber um padrão de comportamento e assim, alterá-lo!

1.1.1.2 - Trabalhe sua autoconfiança

O trauma não define a essência de ninguém. Quando temos baixa autoestima e não fazemos nada para mudar isso, diminuímos o amor e damos espaço para a dor.

Todos os dias precisamos praticar o amor-próprio, isso não nasce de uma hora para outra e muito menos se mantém para sempre com apenas uma atitude. É um trabalho contínuo.

Então, procure lembrar dos pontos positivos, suas qualidades únicas, características que somente você tem. Se elogie ao olhar no espelho, tire um tempo para fazer coisas que gosta, diga “não” e se coloque em primeiro lugar!

Aos poucos, isso se tornará um hábito e a autoconfiança será a principal força para superar o trauma.


1.1.1.3 - Encontre um porto seguro

Sentimentos inferiores vão surgir e você precisa de um “porto seguro” para se desconectar disso — tudo é equilíbrio. Algumas pessoas recorrem à espiritualidade, trabalho voluntário, um hobby…

Encontre algo que traga alívio para a sua vida. Você precisa de leveza e todos os dias temos a oportunidade de achar uma parte de nós que era desconhecida até então. Nunca é tarde para aprender algo novo!


1.1.1.4 - Aproprie-se do seu futuro

Metas e objetivos são essenciais para termos motivação e assim, evoluir. Envolva sua vida profissional, social e familiar nesse processo.

O que você quer alcançar nessas áreas? Qual é o seu sonho? Pense a longo e curto prazo. Abrace o seu futuro, a sua jornada. Ela pertence somente a você.


1.1.1.5 - Expresse seus sentimentos

Comece esse processo com as pessoas que você confia e também com você mesmo. Não fuja dos seus pensamentos, converse com eles, abra um espaço para o diálogo interno.

Depois, vá para o externo. Se posicione, fale o que pensa, compartilhe seus sentimentos, medos, receios, sonhos e alegrias.

Converse com um profissional sobre o trauma, coloque esses sentimentos para fora.

Segurá-los dentro de você apenas aumentará o trauma. Quando estiver preparado, converse sobre a situação com as pessoas importantes da sua vida.

Isso é passado, já aconteceu. Está na sua história, mas não define a sua existência! Pelo contrário, faz parte da força que você tem hoje!

 

1.2 – A dor que a mágoa causa: a mágoa causa dores físicas e emocionais, O ser humano, por muitas vezes durante a sua vida, vivencia desavenças com pessoas do seu convívio, e alguns desses atritos não são solucionados.

O resultado disso são ressentimentos que são sustentados em sua mente e em seu coração. Há momentos em que o desentendimento é prolongado por não ser resolvido, se transformando em rancor, podendo perpetuar por várias semanas, meses ou até anos.

Trata-se de um cenário indesejável e inconveniente, que em vários casos não é revelado ao outro o seu lado da história e, assim, o contratempo permanece sem desfecho.

Seja com um familiar, amigo ou colega de trabalho, é um sentimento que interfere nas ações do dia a dia e impede de seguir em paz consigo mesmo.

Pensando em amenizar esses conflitos psicológicos e emocionais, criamos uma lista com três formas de como lidar com as mágoas que insistem em afetar a nossa vida.

 

Como lidar com as mágoas?

 

1.1.2.1 - Procure entender a razão

Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. Após essa reflexão, é importante identificar a raiz do ressentimento, buscando uma conversa pacífica e decisiva para reparar os danos causados pelo desentendimento.

 

Não tenha medo de expressar o que sente e procure deixar claro para a outra pessoa o quanto a reconciliação é necessária. Porém, os dois pontos de vista devem ser expostos durante a conversação, para que não ocorram mais decepções.

 

1.1.2.2 - Exercite a compreensão

Com origem no latim, a palavra mágoa significa macula, que quer dizer “desgosto, pesar, tristeza, ressentimento”. Diante de sensações tão desagradáveis, faça a sua parte e promova a reconciliação, pois manter sentimentos ruins prejudica o progresso da sua vida e, por muitas vezes, eles tornam-se um empecilho para alcançar a felicidade em sua plenitude.

Compreender e aceitar que o outro também erra é uma etapa determinante para lidar com as mágoas. Vale lembrar: cada ser humano vê o mundo de uma maneira. Isso quer dizer que nem sempre a intenção da outra pessoa é magoar, pois uma atitude que é errada para você, pode ser considerada correta por ela.

 

1.1.2.3 - Busque trabalhar o perdão

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase: “passado deve ficar no passado”. Esse é o entendimento necessário para reconhecer que o perdão é a chave para lidar com as mágoas, pois elas estão sempre ligadas aos acontecimentos antigos que prolongamos em nossa mente.

Isso também vale para os relacionamentos a dois, em que o convívio gera desentendimentos cotidianos que enfraquecem a relação. O ideal é o que o casal reserve um tempo para conversar, garantindo uma união baseada no diálogo.

 

Meu convite: antes de desistir de tudo e colocar um ponto final, coloque uma virgula.

 

Foi assim com Sansão e pode ser assim com você, foi assim Ele perdeu tudo, ele perdeu a liderança, ele perdeu a família, você pode imaginar que o pai de Sansão falou face a face com Deus, e agora estava ali seu filho, cego, amarrado e puxado como se fosse um cachorro, os inimigos de Deus zombando dele, era o fim, mas ele decidiu colocar uma virgula, não poderia viver o resto da sua existência ouvindo zombarias sobre ele, sobre sua nação e sobre o seu próprio Deus.

 

Desta forma a virgula foi:

 

SOMENTE UMA VEZ MAIS SENHOR

 

Você conseguiria fazer esta oração agora mesmo?


Pr.Dr. Wagner Teruel

www.itsteologia.com.br 

Nenhum comentário: